ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  21    CAMPO GRANDE 26º

Veículos

Ford apresenta F-150 2018 com novo motor V6 diesel

O motor entrega 250 cv de potência e 60 kgfm de torque

Márcio Martins | 08/01/2018 18:27
Foto divulgação Ford
Foto divulgação Ford

A Ford apresentou nos Estados Unidos o novo motor diesel V6 que vai equipar a linha 2018 da F-150, trazendo a maior potência e capacidade de carga da categoria e um padrão inédito de economia. Além de gerar mais de 250 cv de potência e 60 kgfm de torque, o avançado Power Stroke de 3.0 litros tem alta eficiência energética, com consumo estimado de 12,75 km/l.

O propulsor também garante ao modelo a maior capacidade de carga útil e reboque do segmento, de 916 kg e 5.170 kg, respectivamente, reforçando a liderança da picape que completou 41 anos como a mais vendida dos EUA. Com isso, a linha F-150 passa a oferecer seis opções de motores no mercado norte-americano.

Ford apresenta F-150 2018 com novo motor V6 diesel

Desenvolvido para os consumidores que transportam carga e reboque com frequência, o novo motor V6 3.0 usa a mesma tecnologia do motor de 6.7 litros que equipa a linha de picapes Série F Super Duty para serviço pesado. Ele atinge o torque máximo a apenas 1.750 rpm e tem uma entrega contínua de força em todas as faixas de rotação, ideal para transportar cargas pesadas em longas distâncias.

O novo diesel V6 tem bloco de ferro grafite compactado, turbo de geometria variável de alta eficiência e sistema de injeção de combustível de alta pressão (29.000 libras por polegada quadrada) para operar de forma suave, silenciosa e com baixas emissões.

Ford apresenta F-150 2018 com novo motor V6 diesel
Ford apresenta F-150 2018 com novo motor V6 diesel

A carroceria da grandalhona é feita em liga de alumínio de alta resistência, de nível militar, que garantiu uma redução de 300 kg de peso, que foi introduzida em 2015 no modelo.

Outra novidade do motor V6 3.0 é a substituição da ventoinha elétrica de arrefecimento do motor por um sistema mecânico de embreagem viscosa que garante o seu desempenho mesmo em condições extremas, junto com um sistema ativo de abertura e fechamento da grade do radiador.

“Sabemos que os motores a diesel concorrentes com ventoinha elétrica perdem potência em calor e altitude extremos. Por isso, optamos por um ventilador mecânico viscoso, capaz de circular muito mais ar através do radiador e do intercooler nessas condições”, explica David Ives, especialista técnico de motores diesel da Ford.

Em condições moderadas de direção e reboque, a ventoinha é desacoplada e as aletas do radiador são fechadas para melhorar a eficiência aerodinâmica. O novo propulsor vem com uma transmissão automática SelectShift de 10 velocidades especialmente calibrada para otimizar a sua curva de torque. A picape traz também sistema Auto Start-Stop de série para reduzir o consumo de combustível.

Nos siga no Google Notícias