Nissan mostra o SUV compacto Kicks
O modelo vai esquentar a briga no segmento e mira HR-V e Renegade
Depois de mostrar várias versões conceito, a Nissan mostrou nesta segunda-feira (2) no Rio de Janeiro, a versão de produção do crossover Kicks, modelo começará a ser vendido em agosto e chegará com a mira apontada diretamente para o Honda HR-V e Jeep Renegade, também para as versões mais caras do Ford Ecosport e Renault Duster, entre outros.
Apenas duas unidades prontas para as ruas foram exibidas aos jornalistas num espaço próximo à Cidade Olímpica, no Rio de Janeiro (RJ). O Nissan Kicks é o carro oficial dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, será o carro comando do revezamento e rodará 95 dias por todo o Brasil sendo 328 cidades, acompanhando de perto os condutores da tocha.
A versão final de produção do Nissan Kicks manteve o mesmo design conceitual do Kicks Concept, visto pela primeira vez no Salão do Automóvel de São Paulo de 2014. Com estilo marcante, o novo crossover foi feito para os moradores de grandes cidades, que levam uma vida agitada e têm de encarar todos os desafios da selva urbana.
Para satisfazer a demanda inicial do mercado brasileiro, o Kicks será produzido na fábrica da Nissan em Aguascalientes, no México, que é considerada uma referência para a companhia. A produção passará para o Complexo Industrial da Nissan em Resende, no Rio de Janeiro, que contou com um investimento de R$ 750 milhões (US$ 192 milhões) para receber o projeto Kicks, ainda no ano fiscal de 2016.
Entre os itens design consagrados da Nissan estão a grade frontal “V-motion”, farois dianteiros e traseiros em formato de bumerangue e o teto flutuante que dá a impressão de estender o para-brisa até o fim dos vidros laterais.
Já na parte interna, o modelo conta com visual moderno e com muita tecnologia, hoje em dia fundamental neste segmento.
Os ocupantes dos bancos dianteiros se deparam com o design do painel ao mesmo tempo simples e elegante, ao estilo Nissan. Chamado de Gliding Wing (ou asa planadora), o item coloca em destaque a tela colorida de 7 polegadas, cuja posição centralizada oferece uma série de sistemas de informação, entretenimento e conexão para smartphones.
José Luis Valls, presidente da Nissan América Latina, acrescenta que “o fato de o mais novo crossover da Nissan ser inspirado na América Latina e lançado primeiro neste continente coloca em destaque esta nova geração de consumidores que prezam o design, a versatilidade e tecnologia, o que está totalmente alinhado com a visão de futuro da Nissan”.
Entre as tecnologias oferecidas pelo Nissan Kicks destacam-se o Around View Monitor (monitor com visão 360°) e o Moving Object Detection (detecção de objetos em movimento), que se utilizam de quatro câmeras integradas para exibir uma visão total do carro e alertar ao condutor no caso de qualquer perigo que tenha passado despercebido. Esta é a primeira vez que um veículo é oferecido nesse segmento do mercado brasileiro com os dispositivos, levando a Nissan à liderança no conceito de mobilidade inteligente.
O Kicks vem equipado com a direção “flat bottom”, na qual a extremidade inferior é reta e não curva. A altura da carroceria ao estilo de um crossover proporciona campo de visão mais elevado, pois é isso que o consumidor desse tipo de veículo procura.
“Com o Kicks, desenvolvemos um crossover compacto seguindo o melhor da tradição da Nissan, graças à nossa inigualável experiência no design de veículos feitos para atender as necessidades de consumidores de todo o mundo. O Kicks chega para oferecer o melhor conforto, inovações tecnológicas e design da categoria. Com ele, a Nissan vai mostrar que está engajada com a mobilidade inteligente, graças ao sistema Nissan Intelligent Mobility. O Nissan Kicks é um carro feito para encarar a cidade”, afirma Keno Kato, Vice-Presidente Mundial de Planejamento de Produto na Nissan Motor Company.
“Com um design incrível, excelente espaço interno e tecnologias inovadoras, o Nissan Kicks é um carro que desperta o desejo de famílias que vivem em grandes cidades. Ele foi criado com foco no Brasil e na América Latina, mas com um estilo e atributos que fazem dele um verdadeiro carro global. Ao ser lançado mundialmente no Brasil, a Nissan mostra não só a importância do modelo para a região, mas também a importância da região para as ambições globais da Nissan”, comenta o presidente da Nissan do Brasil, François Dossa.
Em comprimento e largura, o SUV da Nissan tem praticamente as mesmas medidas que o rival Ford EcoSport, mas vence no espaço interno. De comprimente o Kicks mede 4,29, 1,76 m de largura e 1,59 m de altura. O entre-eixos tem 2,61 metros. O entre-eixos é exatamente o mesmo do Honda HR-V. A aposta em mais conforto para os passageiros como diferencial é semelhante ao que a Nissan já faz com outros modelos, como o Versa e o Sentra.
Mecânica
O Nissan Kicks virá equipado com o motor 1.6 de 114 cavalos de potência e a transmissão será do tipo CVT. É o mesmo motor recém-oferecido no Versa, mas com potência um pouco maior. Na futura versão topo de gama do Kicks, denominada SL, fica a dúvida se virá com opção de algum propulsor mais forte. (2.0, por exemplo).
Os preços ainda não foram anunciados, mas deve partir de R$ 70 mil ficando no mesmo patamar inicial da dupla HR-V e Jeep Renegade.
O Brasil será o primeiro em todo o mundo a vender o Kicks a partir de agosto. O modelo também será vendido em outros países latino-americanos ainda em 2016, sendo posteriormente comercializado em outras partes do mundo, totalizando 80 mercados.
Confira a galeria de imagens: