ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
AGOSTO, QUINTA  01    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Ajuda de vizinhos pode evitar furtos durante as viagens de final de ano

Polícia Civil divulgou lista de dicas que podem evitar que casas sejam furtadas durante ausência das famílias

Ana Paula Chuva | 20/12/2021 12:59
Viatura da Polícia Civil em frente a uma residência. (Foto: Divulgação | PCMS)
Viatura da Polícia Civil em frente a uma residência. (Foto: Divulgação | PCMS)

Para ajudar a promover um final de ano mais seguro para os sul-mato-grossenses, a Polícia Civil divulgou nesta segunda-feira (20), uma lista com dicas importantes para evitar furtos durante as viagens de fim de ano e período de férias. Uma delas é contar com a ajuda de vizinhos para monitorar a residência durante a ausência da família.

Além disso, para evitar que a casa seja alvo de criminosos, a recomendação é não deixar luzes acesas durante o dia e instalar sensores para que a iluminação seja ligada apenas no período predeterminado.

Evitar que o quintal fique sujo ou que as correspondências fiquem acumuladas na frente da casa, também pode evitar que ladrões. Deixar rádio ou televisão ligados, com uma janela entreaberta, também fazem parte das dicas da polícia.

Ter alguém de confiança para monitorar a casa e/ou montar um grupo em aplicativo de conversas com os vizinhos do bairro ou da rua para criar um sistema de vigilância compartilhada também pode ajudar a manter a residência segura.

Outra dica importante é evitar divulgar datas de viagens em redes sociais, além de, se possível, instalar um sistema de alarmes e deixar objetos de valor e dinheiro em uma agência bancária, antes de viajar. Cópias de chaves devem ser dadas apenas para pessoas de confiança, não sendo deixadas em vasos de planta ou embaixo de tapetes da própria casa, nem na portaria em caso de condomínios.

Interfones devem ser mantidos apenas se for possível o atendimento remoto quando tocar e sistemas de monitoramento por câmeras e cerca elétrica também são recomendados.

Caso não seja possível evitar o furto, a Polícia Militar ou a Guarda Municipal devem ser acionadas imediatamente através dos telefones 190 e 153, respectivamente. A Polícia Civil tem delegacias em todas as regiões de Campo e no interior, para registro das ocorrências.

A lista pode ser conferida clicando aqui.

Nos siga no Google Notícias