Além de tráfico, crimes ambientais e rurais estão na mira de operação integrada
É lançado hoje “Dia D” da 3ª etapa da operação SULMaSSP com policiais de 5 Estados em fronteiras e divisas
Um parceria entre os Estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a Operação Integrada SULMaSSP têm investigações voltadas aos crimes ambientais e rurais, além do tráfico de drogas. Projetado em março deste ano, com termo assinado em setembro, o bloco de secretarias de segurança promove, na manhã desta sexta-feira (10), no pátio do Yoted em Campo Grande, o lançamento do “Dia D” da terceira etapa da operação. Desde segunda-feira (6), policiais do grupo atuam nas fronteiras e divisas de MS.
A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, participa do evento, junto ao governador Eduardo Riedel (PSDB) e demais autoridades da segurança de MS e dos demais Estados. Veículos, inclusive helicópteros, são exibidos durante a cerimônia.
Ao todo, 1,5 mil policiais, 320 viaturas e 6 aeronaves de MS fazem parte da operação. O delegado-geral da Polícia Civil de MS, Roberto Gurgel, destacou que a semelhança entre os problemas enfrentados pelas polícias desses Estados é o que motiva a operação integrada.
“Aqui em Mato Grosso do Sul nós fizemos, com enfoque na área de crimes contra o meio ambiente, rurais, mas também tráfico de drogas, organizações criminosas e assim por diante. Então, é a união de esforços desses 5 Estados em prol de uma segurança pública nessa região em que tem muito a ver um Estado com o outro. A gente trabalha de maneira cooperada porque os problemas são muito parecidos”, disse Gurgel.
O secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, destacou que o trabalho desenvolvido pelos profissionais envolvidos na operação rendem benefícios também a outros países e continentes, porque a prevenção e repressão são voltadas a crimes transfronteiriços e isso tem efeitos muito além das divisas e fronteiras.
“O investimento, a inteligência e a integração são requisitos fundamentais para que nós possamos, cada vez mais, mostrar que o Estado organizado, através de suas forças policiais, através das suas demais secretarias e unidos um com o outro, podem promover um País de Estados cada vez melhores”, disse Videira.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.
Confira a galeria de imagens: