Com grupo de elite de SP, operação combate crime na fronteira com Paraguai
Policiais da Rota estão em Ponta Porã, para ação em conjunto com policiais de MS
Equipes da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), grupo de elite da Polícia Militar de São Paulo, chegaram nesta segunda-feira (6) a Ponta Porã, a 313 km de Campo Grande, na fronteira com o Paraguai.
Os policiais paulistas se juntaram a colegas sul-mato-grossenses (veja o vídeo acima) e amanhã deflagram operação na linha internacional com objetivo de reduzir a criminalidade.
As ações fazem parte da Operação SULMaSSP, que engloba ações policiais no combate a crimes transfronteiriços interestaduais em MS, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.
O comandante do 4º Batalhão da PM em Ponta Porã, tenente-coronel Edson Guardiano, disse que a ação na fronteira com o Paraguai tem como objetivo de integração e compartilhamento de informações e atuação operacional para que policiais de outros estados possam conhecer a realidade da fronteira.
“Já tivemos ações nos outros estados com tropa nossa, que foi apoiar e conhecer realidade das outras corporações e locais. Esse compartilhamento será feito com operações integradas com equipes de outros estados na faixa de fronteira de MS de Corumbá até Mundo Novo e na divisa com SP em Três Lagoas”, explicou Guardiano.
Além de Ponta Porã, ação ocorre em Corumbá, Ladário, Dourados e região, Amambai e região e de Naviraí até Mundo Novo, além da região de Três Lagoas.
Embora ocorra no mesmo período que as operações do Exército e das polícias Federal e PRF, desencadeadas a partir do decreto de GLO (Garantia da Lei e da Ordem) assinado na semana passada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a SULMaSSP não tem vínculo com as ações federais.
“As ações conjuntas e integradas envolvem nossos policiais e policiais de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul”, informou o oficial da PM.
Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Clique aqui para entrar no canal do Campo Grande News.