ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  27    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Governo retoma Conselho Estadual dos Direitos dos Povos Originários

Entidade foi reformulada e teve o nome atualizado

Por Fernanda Palheta | 27/04/2025 07:41
Governo retoma Conselho Estadual dos Direitos dos Povos Originários
Posse do Conselho Estadual dos Direitos dos Povos Originários (Foto: Reprodução)

Após 15 anos desativado, o Governo do Estado retomou o Conselho Estadual dos Direitos dos Povos Originários, com representantes das etnias que compõe a população indígena de Mato Grosso do Sul. A posse dos novos membros, titulares e suplentes, aconteceu na quinta-feira (24), no auditório da Cidadania, em Campo Grande.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Governo de Mato Grosso do Sul reativou o Conselho Estadual dos Direitos dos Povos Originários após 15 anos de inatividade. A posse dos novos membros ocorreu na quinta-feira (24), em Campo Grande, com representantes das oito etnias indígenas do estado. O Conselho manteve sua composição paritária, com metade dos membros oriundos de órgãos governamentais e metade da sociedade civil. A iniciativa visa promover diálogo entre as comunidades indígenas e as diferentes esferas governamentais, considerando que Mato Grosso do Sul possui a terceira maior população indígena do Brasil.

De acordo com a secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza, a reativação do Conselho era parte do plano de governo de Eduardo Riedel (PSDB).

“Quando falamos sobre a retomada de um conselho estadual, no qual as oito etnias do Estado estão representadas, mostra o respeito que o Governo tem para com todas as comunidades indígenas do Mato Grosso do Sul. É um dia histórico e que marca o início do trabalho que vai reunir e discutir com todas as secretarias e etnias uma forma de integração”, completa Viviane.

A indígena Guarani Kaiowá, Talita Vilharva Cáceres, de 27 anos, foi uma das conselheiras empossadas. “Para mim, é um sonho realizado estar aqui e trazer, por exemplo, políticas públicas tanto para os jovens quanto para a comunidade em geral”, frisa.

O Conselho foi reformulado e teve o nome atualizado, mantendo a composição paritária, 50% dos conselheiros vem de órgãos governamentais e os outros 50% da sociedade civil organizada.

"Mato Grosso do Sul tem a terceira maior população do Brasil, e é fundamental retomarmos este espaço de participação social para dialogar com as instâncias de governo, seja municipal, estadual ou federal”, enfatizou o subsecretário de Políticas Públicas para Povos Originários, Fernando Souza.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias