ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
AGOSTO, SEXTA  02    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Apesar da Delta, Capital permanece na bandeira vermelha sem novas restrições

Além de Campo Grande, outros 15 municípios permanecem na classificação de grau "alto" para covid-19

Jhefferson Gamarra | 10/09/2021 15:22
População no Centro de Campo Grande. (Foto: Henrique Kawaminami)
População no Centro de Campo Grande. (Foto: Henrique Kawaminami)

Recentemente, três casos Delta foram confirmados em Mato Grosso do Sul, sendo dois pacientes de Campo Grande e uma de Ladário, mesmo com a variante em circulação, a Capital segue em "grau alto" da pandemia da covid-19, representado pela bandeira vermelha da classificação do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança na Economia), divulgado na tarde desta sexta-feira (10), pelo governo do Estado.

Segundo o levantamento, além de Campo Grande, outros 15 municípios permanecem na mesma classificação, enquanto 30 estão na coloração amarela, que indica grau tolerável para a doença e 33 estão na cor laranja, de risco médio. Nenhuma das 79 cidades estão classificadas em baixo ou extremo.

Estão em bandeira amarela, as cidades: Anaurilândia, Antônio João,  Aparecida do Taboado, Aral Moreira, Batayporã, Bodoquena, Brasilândia, Caarapó, Caracol, Corguinho, Corumbá, Eldorado, Figueirão, Glória de Dourados,   Tacuru e Taquarussu.

Já em bandeira laranja estão: Água Clara, Alcinópolis, Amambaí, Aquidauana, Bandeirantes, Bataguassu, Bela Vista, Camapuã Cassilândia, Coxim, Deadapolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Gula Lopes da Laguna, Itaporã, Ivinhema, Jardim, Juti, Laguna Carapã, Miranda, Mundo Novo, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Paranaíba, Paranhos, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rochedo, Santa Rita do Pardo, Sonora e Vicentina.

Por fim, além da Capital, aparecem com bandeira vermelha: Anastácio, Angélica, Bonito, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Costa Rica, Dourados, Fátima do Sul, Ladário, Maracaju, Naviraí, Ponta Porã, São Gabriel do Oeste, Terenos e Três Lagoas.

Durante live para apresentar o panorama geral do estado, o presidente do comitê gestor do Prosseguir, Eduardo Riedel, informou  que apesar da presença da variante Delta, não estão previstas novas restrições ou medidas além das que estão vigentes.

Presidente do comitê gestor do Prosseguir, Eduardo Riedel, durante atualização do mapa de risco em MS. (Foto: Reprodução)
Presidente do comitê gestor do Prosseguir, Eduardo Riedel, durante atualização do mapa de risco em MS. (Foto: Reprodução)

“Não estão previstas mudanças do regramento, os municípios estão monitorando, apesar da bandeira vermelha, os casos diminuíram e o sistema de saúde também desafogou. Os protocolos de biossegurança devem continuar, como uso de máscara, lotação e distanciamento. Esperamos que com o tempo, o grau de risco avance como aconteceu em algumas cidades”, pontuou.

O programa alterou alguns dos critérios e excluiu o conceito de “atividades essenciais”, que definia quais setores econômicos, por exemplo, podiam funcionar sem tantas restrições sanitárias. Desde então, a classificação estadual define apenas a lotação desses estabelecimentos. O toque de recolher também foi extinto.

Nos siga no Google Notícias