Após morte por contato com alta tensão, empresa alerta para riscos no fim de ano
O uso irregular de energia elétrica pode causar acidentes fatais
A morte de Antônio Bernardo da Silva, de 49 anos, na manhã de terça-feira (28), depois de levar um choque de alta tensão na varanda da casa, no Bairro Jardim Tijuca, em Campo Grande, acendeu alerta e a concessionária de distribuição de energia elétrica de Mato Grosso do Sul reforça as orientações de segurança para a população.
“Lamentamos muito o incidente ocorrido nesta terça-feira e alertamos toda a população para sempre que, se precisarem intervir em qualquer parte da rede de distribuição, acionem a empresa por meio dos canais de atendimento disponíveis, sendo um deles o 0800 722 7272”, afirma Helier Fioravante, gerente comercial da Energisa.
A Energisa lembra também que o uso irregular de energia elétrica é um crime previsto no Código Penal, com pena que pode chegar a quatro anos de reclusão. As intervenções irregulares podem causar acidentes fatais e afetar a qualidade do fornecimento de energia.
Acidente - Conforme apurado pelo Campo Grande News, Antônio levou choque no momento que tentava consertar o trailer de lanches que usava para trabalhar.
O comerciante ia usar uma máquina de solda, que precisa de alta tensão para funcionar, então, resolveu ligar o equipamento direto na energia do poste e ao ligar a máquina Antônio foi eletrocutado.
Cuidados no fim de ano - Neste período de festividades a soltura de fogos de artifício também é um risco e por isso a concessionária de energia orienta:
Jamais solte fogos de artifícios próximo a postes, fios e outros equipamentos de rede elétrica;
Antes de comprar, tenha a certeza de que o produto tem procedência e selo do Inmetro;
Seja cauteloso (a): procure uma área livre (longe de hospitais, residências, comércios, indústrias e depósitos) e siga todas as instruções de segurança listadas na embalagem;
Não guarde os explosivos no bolso, nem dentro de casa;
Não acenda fogos, bombas e sinalizadores perto da própria face, de pessoas ou animais;
Caso o artefato falhe, não tente acendê-lo novamente;
Atenção: Nenhum dos produtos acima citados deve ser manuseado por menores de 18 anos.c