Oração abre jornada dos bombeiros rumo ao RS, para ajudar famílias ilhadas
Além disso, também serão disponibilizadas duas viaturas, um helicóptero e um barco para auxiliar as famílias
O Governo do Estado enviou nove bombeiros militares com especialização em salvamento aquático para o Rio Grande do Sul, especificamente para atuação na cidade de Montenegro, há 1,4 mil quilômetros de Campo Grande.
Além disso, também serão disponibilizadas duas viaturas, um helicóptero e um barco para auxiliar as famílias desabrigadas.
O Estado já decretou situação de calamidade pública devido às inundações pela chuva em mais de 140 cidades, que começaram no último sábado (27) e já ultrapassou o esperado para o ano inteiro.
Conforme a Defesa Civil do RS, já foram registradas 31 mortes e 74 pessoas ainda estão desaparecidas. Estradas desabaram, uma barragem foi parcialmente rompida, casas se perderam em meio à água.
De acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, Frederico Reis, o município de Montenegro está 80% coberto por água.
“É uma região bastante crítica. As equipes vão lá dar apoio nas estruturas e nas forças militares que estão atuando. Essa guarnição vai ter o trabalho de salvamento, porque tem muitas pessoas ilhadas e esse será um trabalho de formiguinha”, pontuou.
Os militares do 6° grupamento do Bombeiros Militar vão ficar por dez dias na região. Eles saíram nesta sexta-feira (03), às 9h20, em oração, e a previsão é de que cheguem lá amanhã de manhã.
Ainda conforme o comandante, o estado do Rio Grande do Sul está sem estrutura para receber um número maior de pessoas e, por isso, não terá como mandar mais militares.
“Para um segundo momento, quando a água baixar, o Corpo de Bombeiros aqui do Estado está preparado para enviar novas equipes se for necessário”, explicou.
De acordo com o Centro de Gerenciamento de Crise, até o próximo domingo (05) há previsão de chuva na região, tendo a possibilidade de causar mais danos ao estado gaúcho.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.