Como é passear nas montanhas próximas de Santiago do Chile
O Chile além de Santiago! Territorialmente o país não é dos maiores da América do Sul. Tem uma área de 756.626 km², apenas o dobro do tamanho de Mato Grosso do Sul, mas é farto em atrativos turísticos, alguns deles são absolutamente intrigantes, do tipo que atrai viajantes de várias partes do mundo. É o caso de Cajón del Maipo, um lugar de diversas atividades ao ar livre e paisagens naturais nada comparadas ao que temos no Brasil. Perfeito para os amantes de passeios diferentões.
Quando planejamos viajar para Santiago, 'e normal ter em mente a Cordilheira dos Andes. Afinal de contas, a cidade é cercada pelas montanhas andinas. Especialmente no período de inverno, o foco da viagem da maioria dos brasileiros ao Chile, incluindo os sul-mato-grossenses, é conhecer as estações de ski que ficam no alto das Cordilheiras: Farellones e o Valle Nevado, verdadeiros parques de diversões na neve, tanto para adultos quanto para crianças e adolescentes.
Se o seu tempo de permanência no Chile permitir, e o orçamento também, não descarte conhecer Cajón del Maipo, seja no inverno ou seja no verão. Em qualquer uma das estações é certeza de que terá boas imagens para guardar na memória. Nem precisa conhecer para saber que no inverno a paisagem fica branquinha de neve e no verão o gelo derrete e o lugar se transforma em paisagem árida, só tem que escolher a época preferida. Se quer uma dica: escolha o verão. O tempo fica seco, o sol é escaldante, mas é pouco provável que fique sob o risco de uma avalanche sobre sua cabeça.
Destino dos sonhos de viajantes aventureiros. Ao desembarcar em Santiago logo é possível perceber muitos viajantes, a maioria jovens - meninos e meninas -, todos em busca de aventuras em Cajón del Maipo, distante 104 km da capital Santiago. Pelo perfil fica até fácil identificar essa categoria de aventureiros. São muito parecidos: usam roupas feitas de material sintético, blusões com touca, botas próprias para trilhas em montanhas e carregam mochilões impermeáveis nas costas.
O ideal para quem vai encarar a natureza é ter uma bagagem básica, nada além do necessário. Cajón del Maipo é um belo canyon, verdadeiro santuário de biodiversidade, abundante em flora e fauna, um lugar que combina montanhas, rios, cachoeiras e extensas áreas verdes. Se vai viajar de férias para Santiago, ou mesmo para um rápido passeio, o atrativo é uma boa dica para você adicionar um pouco de aventura selvagem na sua viagem. Em agencias de turismo locais é possível contratar passeios de fim de semana em excursões de dia inteiro ao canyon chileno.
Na hora de contratar o passeio tenha cuidado para não se confundir com os atrativos na região, porque pode ser que não consiga ver tudo em um bate e volta. Por exemplo, quando o objetivo é Cajón del Maipo é comum o turista resumir sua busca em “lugar de piscinas de águas termais”. Entenda que as piscinas de águas termais ficam em um lugar chamado Termas Valle de Colina, localizado aos pés da Cordilheira dos Andes, a 52 km de Cajón del Maipo. Outra confusão é sobre Cajón del Maipo e Embalse El Yeso.
Embalse el Yeso é uma deslumbrante represa localizada na região de Cajón del Maipo, que chama a atenção pelo gigantismo e por suas águas com cores que vão de azul-turquesa a verde-esmeralda, dependendo se dia claro ou nublado, distante 2,8 km de Cajón del Maipo. É uma impressionante obra de engenharia situada em um ambiente natural cercado por majestosas montanhas e belas paisagens dos Andes. Sua principal finalidade é o armazenamento de água para o abastecer a região metropolitana de Santiago. A represa alimentada pelas águas do Rio Yeso foi inaugurada na década de 1960 e desde então tornou-se um ponto turístico popular devido à sua beleza cênica única e à variedade de atividades que oferece aos visitantes.
Se tiver tempo, leve em conta o fato de que a região de Cajón del Maipo é farta também em cultura e tradição. Pequenos povoados como San José de Maipo oferecem aos visitantes uma oportunidade única de experimentar a autenticidade da vida nas montanhas, com suas casas coloridas, mercados locais e gastronomia típica. A culinária regional destaca-se as empanadas, sendo possível comprar em diferentes restaurantes da região
Ficou com desejo de conhecer Cajón del Maipo? Primeiro de tudo você precisa avaliar se realmente tem perfil para incluir esse destino de natureza em seu roteiro de passeios em Santiago. Se faz seu gênero, então comece desde já a se planejar. O mais indicado para o seu bate e volta talvez seja em excursão. Na capital chilena tem várias agencias voltadas para o turista brasileiro, comandadas por brasileiros, onde poderá tirar suas dúvidas. Por último, lembre-se de que mesmo no verão faz frio em Cajón del Maipo.