Cadastro da Agehab pode ser feito neste fim de semana pela Internet
Cadastramento presencial poderá ser feito até dia 21 de maio, nos postos Fácil; na Capital, serão destinadas 602 casas
Famílias interessadas no sorteio de casas da Agehab (Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul) têm até o dia 21 de maio, próxima terça-feira, para se inscrever ou atualizar seus cadastros na Agência, que vai destinar apartamentos à população de Campo Grande.
Este é o último fim de semana de inscrições pela internet. Na segunda e terça-feira (20 e 21 de maio) os cadastros também poderão ser feitos presencialmente nos postos: Fácil General Osório – Rua Santo Ângelo, 51, Coronel Antonino; Fácil Guaicurus, Av. Gury Marques, 5.111, Universitário; e Fácil Aero Rancho – Av. Marechal Deodoro, 2.606, Aero Rancho.
Desde 7 de março de 2019, quando foi aberto o período de atualização para seleção das famílias beneficiadas, 3.866 novos cadastros foram feitos na Agehab. Ao todo, são 34.536 inscrições completas e atualizadas no banco de dados da Agência. Os dados são da última sexta-feira, 17 de maio.
Moradias - A Agehab vai destinar na Capital 602 apartamentos do Programa Minha Casa, Minha Vida para famílias com renda mensal de até R$1.800. As residências ficam no Condomínio Residencial Portal das Laranjeiras (210 unidades); Condomínio Residencial Sírio Libanês I, II e III (154); Residencial Jardim Aero Rancho 7 (119) e Residencial Jardim Aero Rancho 8 (119 unidades).
De acordo com o manual de instruções para seleção de beneficiários, serão considerados para o processo de seleção somente os cadastros atualizados nos últimos 2 anos, contados a partir da última atualização.
Critérios - Das 602 unidades a serem distribuídas, 5% serão destinados para pessoas idosas e 10% para pessoas com deficiência ou para família que tenha pessoas com deficiência. Atendendo critérios nacionais, têm prioridade famílias residentes em áreas de risco ou insalubres ou que tenham sido desabrigadas, comprovado por declaração do ente público; famílias com mulheres responsáveis pela unidade familiar, comprovado por auto declaração e famílias de que façam parte pessoa (s) com deficiência, comprovado com a apresentação de atestado médico.
Já nos critérios estaduais, têm prioridade famílias com filho em idade inferior a 18 anos, comprovado por documento de filiação; famílias monoparentais (constituída somente pela mãe, somente pelo pai ou somente por um responsável legal por criança e adolescente), comprovado por documento de filiação e documento oficial que comprove a guarda e também famílias de que faça parte pessoa com doença crônica e incapacidade para o trabalho, comprovado por atestado médico.
Além dos critérios, ficam dispensados de sorteio os candidatos a beneficiários que possuam membro da família vivendo sobre sua dependência, com microcefalia devidamente comprovada com apresentação de atestado médico com a Classificação Internacional de Doença (CID).