ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  22    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Campanha estadual incentiva castração animal no "Outubro Rosa Pet"

Método é considerado eficaz para reduzir os índices de câncer de mama entre gatas e cadelas

Por Silvia Frias | 22/10/2024 14:54
Campanha de castração gratuita será realizado no ano que vem pelo governo (Foto/Divulgação)
Campanha de castração gratuita será realizado no ano que vem pelo governo (Foto/Divulgação)

Durante o mês de conscientização sobre prevenção de câncer de mama, ovário e útero, o governo estadual também lança o Outubro Rosa Pet, para que o trabalho informativo também seja realizada para quem tem animais de estimação.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O governo estadual de Mato Grosso do Sul está lançando o Outubro Rosa Pet, campanha de conscientização sobre a prevenção de câncer de mama em animais de estimação. A campanha incentiva a castração de fêmeas, considerada um método eficaz para prevenir a doença. Para 2024, o governo planeja um programa de castração gratuita em cães e gatos de até oito anos, em todos os municípios do estado, através de unidades móveis com centro cirúrgico e pós-operatório. Em Campo Grande, a Subea oferece serviços gratuitos de saúde animal para quem não tem condições de arcar com os custos, incluindo castração, consultas veterinárias e outros serviços, além de um convênio com a UFMS para facilitar o acesso aos tutores.

Segundo o CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária), estima-se que 60% das cadelas e 30% das gatas podem desenvolver a doença, índice que aumenta para animais acima de sete anos.

Na campanha atual, a ideia é incentivar a castração das fêmeas, considerado um dos métodos mais eficazes para prevenir o câncer de mama.

Para o ano que vem, segundo médico veterinário Samuel Figueira, da Suprova (Superintendência de Políticas Integradas de Proteção da Vida Animal), o governo estadual está preparando programa de castração que será realizado nos 79 municípios.

“O objetivo é realizar castrações gratuitas em cães e gatos, independentemente de raça e peso, com limite de idade de até oito anos”, diz o veterinário. Ele explica que as cirurgias serão feitas em unidades móveis, que terá centro cirúrgico e pós operatório. O agendamento será online e, além da castração, os animais serão microchipados para incentivar a guarda responsável.

Segundo o veterinário, a castração é procedimento minimamente invasivo. "No caso de cadelas e gatas, removemos os ovários e o útero, bloqueando a produção de hormônios que podem estimular o desenvolvimento de tumores", explica o veterinário.

Para mais informações sobre a campanha, a Suprova disponibiliza o telefone (67) 3316-9192.

Campo Grande – A Subea (Subsecretaria do Bem-Estar Animal), da prefeitura da Capital, disponibiliza de forma gratuita serviços como consulta veterinária, vermífugo, medicação para controle de pulgas e carrapatos, vacinação antirrábica, microchipagem, castração, exames de sangue e imagens, cirurgias ortopédicas, entre outras.

O serviço é oferecido para quem não tem condições de arcar com os custos. A castração em clínica particular representa desembolso a partir de R$ 870, em média.

Conforme informações já divulgadas pela Prefeitura de Campo Grande, também há convênio com a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) que traz economia e facilita acesso aos tutores.

Para mais informações sobre a castração oferecida pela Subea, o contato é 2020-1397.

Consultas – A Subea disponibiliza consultas veterinárias gratuitas às segundas, terças, quintas e sextas-feiras. São distribuídas 15 senhas pela manhã, a partir das 7h30, e 15 senhas pela tarde, a partir das 13h. O tutor deve ir até a unidade de atendimento com o seu animal, além de documento com foto e comprovante de residência e o número do NIS.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias