ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEXTA  24    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Colônia de gatos é envenenada e vários morrem em residência no São Francisco

Protetoras dizem que mais de 20 animais viviam ali, mas apenas sete corpos foram encontrados

Por Kamila Alcântara | 04/09/2024 15:51

Vários gatos que ocupavam uma casa abandonada, no Bairro São Francisco, em Campo Grande, foram encontrados mortos na tarde desta quarta-feira (4). As protetoras, que alimentavam eles, acreditam que mais de 20 podem ter sido envenenados em uma atitude de “extermínio” da colônia.

Segundo o superintendente Carlos Eduardo Rodrigues, da Suprova (Superintendência de Políticas Integradas de Proteção da Vida Animal), ele foi acionado por uma das protetoras cadastradas no programa de monitoramento da pasta. O que se sabe é que a residência estava desocupada há anos e acabou sitiada pela colônia de felinos da região.

“As protetoras levavam alimento, água e cuidavam dos gatos. A proprietária do imóvel não usava mais, nem para aluguel, por isso eles acabaram ocupando ali. Hoje, quando chegamos ao local, um motociclista já tinha recolhido os dois gatos que morreram na calçada e, dentro da casa, encontramos mais cinco”, conta Carlos.

Ele acredita que o envenenamento pode ter sido provocado por algum vizinho, mas a preocupação é que outros animais estejam mortos em esconderijos, não sendo possível contabilizar quantos foram vítimas da ação criminosa.

“Gatos costumam se esconder quando vão morrer, tanto que encontramos um deles escondido no motor do carro. Achamos que têm outros em bueiros e buracos da região. Entendemos que pode ter causado incômodos, mas é crime o que fizeram, é maus-tratos e tem lei que pune atitudes como esta”, completa.

No vídeo, as protetoras choram a cada animal encontrado. "Foi muito triste o tempo que estive lá. Tiramos corpinhos dentro do tanque do carro, debaixo do carro. Foi horrível, porque até ontem, às 17 horas , estavam todos vivos", disse a protetora Laura Brito.

A Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista) foi acionada e o caso será registrado como maus-tratos a animais.

Denuncie - A lei brasileira estabelece pena de detenção de três meses a um ano, e multa contra os atos de abuso. A pena pode ser aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.

Caso você presencie maus-tratos a animais de quaisquer espécies, vá à delegacia de polícia mais próxima para lavrar o boletim de ocorrência, ou compareça à Promotoria de Justiça do Meio Ambiente. Procure levar alguma evidência como fotos, vídeos, notícias de jornais, mapas, laudo ou atestado veterinário, nome de testemunhas e endereço das mesmas. Quanto mais detalhada a denúncia, melhor.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias