ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Com 3 acidentes em 2021, empresa alerta para obras perto de rede elétrica

Ao menos três ocorrências foram registradas pela Energisa, concessionária de energia elétrica em MS

Guilherme Correia | 03/02/2022 12:00
Obra onde pedreiro foi eletrocutado enquanto trabalhava, no Bairro Moreninhas. (Foto: Paulo Francis)
Obra onde pedreiro foi eletrocutado enquanto trabalhava, no Bairro Moreninhas. (Foto: Paulo Francis)

Ao menos três acidentes com a rede elétrica envolvendo obras de construção civil ocorreram em todo o ano de 2021, em Mato Grosso do Sul, de acordo com a Energisa, concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica, no Estado.

O Campo Grande News apurou, no ano passado, algumas ocorrências desse tipo - um pedreiro, que não teve a identidade divulgada, sofreu descarga elétrica enquanto trabalhava em uma obra na Rua Oreada com Madeira Branca, nas Moreninhas.

Naquele momento, a principal hipótese era de que uma máquina de solda teria emitido a descarga elétrica após encostar no andaime, que é feito de ferro. Após ser eletrocutado, o homem ficou desorientado e foi levado até a unidade de saúde do bairro pelo proprietário da construção, que chegou a ser paralisada.

Em outra situação que ocorreu no ano passado, um soldador, de 47 anos, morreu, na Santa Casa de Campo Grande, por levar uma descarga elétrica de 35 mil volts - capaz de projetar uma pessoa por metros -, em Iguatemi, a 466 quilômetros da Capital. Ele trabalhava em empresa, quando, por acidente, encostou uma escada metálica na rede de alta tensão.

Cuidados - De acordo com coordenador da empresa em terrirório estadual, Diego Silva, projetos em áreas nas proximidades de rede de transmissão exigem cuidados redobrados, já que há muitos riscos, sobretudo em locais inapropriados ou inseguros.

Ele explica que profissionais do setor, como pedreiros, serventes e pintores, podem ser vítimas de choque elétrico ao se aproximarem, ou colocarem suas ferramentas e equipamentos em contato com a rede energizada. "Em muitos casos, não é preciso nem encostar nos fios para sofrer uma descarga, o fato de estar próximo à rede já pode ocasionar o choque elétrico”.

Segindo ele, as distâncias mínimas de segurança têm de ser de dois metros de distância na horizontal e três metros na vertical, principalmente quando tiver o uso de andaimes.

Outros acidentes ocorreram também na Capital, como na Vila Alba, em Campo Grande, quando trabalhador ficou “grudado” em poste de energia elétrica quando trocavam lâmpada na via pública.

Rede elétrica em que homem morreu eletrocutado, quando consertava trailer. (Foto: Henrique Kawaminami)
Rede elétrica em que homem morreu eletrocutado, quando consertava trailer. (Foto: Henrique Kawaminami)

Um funcionário de construtora morreu em Ivinhema, a 289 quilômetros de Campo Grande, após tentar restabelecer a energia elétrica na região da Vila Alice, que estava sem luz a mais de 100 horas.

Segundo a Energisa, subir em postes, trocar transformadores, fazer instalação de medidores, manobrar equipamentos na rede de energia são serviços que só as equipes da empresa podem realizar, pois são preparadas para desenvolver o trabalho com segurança.

Tais ações são consideradas crime, quando não estão regulamentadas, bem como instalar câmeras, placas publicitárias, cabos de rede de internet e demais equipamentos particulares nos postes, quando próximos às redes elétricas.

O mesmo vale para pintar fachadas improvisando extensores no rolo de pintura, fazer cercas ou alambrados sob a rede elétrica sem aterramento e/ou seccionamento ou subir em transformadores ou estruturas de rede de energia. "As atividades que envolvem energia elétrica devem ser realizadas de forma segura e responsável, por profissionais qualificados e autorizados."

Confira outras orientações da empresa para evitar tais ocorrências:

  • Monte andaimes longe da rede elétrica e nunca deixe vergalhões e calhas tocarem na rede
  • Ao manobrar caminhões, cuidado com a rede elétrica. Verifique a altura do caminhão e também da rede
  • Quando se trata de rede de distribuição, não existe cabo isolado, sempre considere o condutor como energizado
  • Sempre use os equipamentos de segurança
  • Instale antenas com uma distância segura para que, em caso de queda, ela não toque nos fios da rede elétrica. Caso a antena caia perto dos fios, não tente recuperá-la, pois poderá receber uma descarga elétrica
  • Certifique-se de que as instalações não estão danificadas e que são adequadas à carga elétrica
  • Ao fazer pequenos reparos em aparelhos elétricos, certifique-se de desligá-los da tomada. Intervenções na rede elétrica
  • Garanta que a instalação será feita longe de para-raios e jamais interligue o cabo da antena aos condutores elétricos
  • Não arremesse cabos sobre a rede elétrica, mesmo encapados.
  • Não se aproxime ou toque na rede elétrica
  • O local ideal da instalação da antena é o lado oposto da fiação de energia elétrica.
Nos siga no Google Notícias