Com início das férias escolares, veja como reduzir o consumo de energia elétrica
Além das crianças em casa, dezembro traz o verão com calor intenso, aumentando o consumo de energia em MS
O início das férias escolares, aliado à chegada do verão, traz mudanças no consumo de energia elétrica nas residências de Mato Grosso do Sul. Com crianças e adolescentes em casa durante todo o dia, é comum o aumento no uso de aparelhos eletrônicos, ventiladores, ar-condicionado e eletrodomésticos, impactando diretamente nas contas de energia.
Além disso, o verão traz dias mais longos e temperaturas elevadas. Em Campo Grande, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) registrou em dezembro de 2023 uma temperatura máxima de 36,9 °C no dia 29, terceira maior do ano. A média das temperaturas mínimas também foi 1,9 °C acima do normal para o período, alcançando 22,6 °C.
A previsão para este ano também é de calor. Somente nesta quarta-feira (18), espera-se forte calor em todo Mato Grosso do Sul. De acordo com o Inmet, a temperatura pode chegar a 38 °C ao longo do dia. Na quinta e sexta-feira, o sol aparece entre nuvens, com chuvas de fraca a moderada intensidade.
Com esse cenário, o uso intensivo de ar-condicionado, ventiladores, geladeiras e freezers tende a crescer. De acordo com Jonas Ortiz, coordenador comercial da Energisa em Mato Grosso do Sul, "quanto mais alta a temperatura, maior a variação de consumo, mesmo sem mudanças nos hábitos familiares".
Dicas para economizar energia – Para auxiliar no controle do consumo, a Energisa recomenda algumas práticas simples e eficientes que podem reduzir os gastos no fim de ano:
- Ar-condicionado e ventiladores: ajuste o ar-condicionado para 23 °C e mantenha portas e janelas fechadas. Limpe os filtros regularmente para melhorar a eficiência. Ventiladores não resfriam o ambiente, então desligue-os quando o cômodo estiver vazio.
- Geladeiras e freezers: mantenha esses aparelhos longe de fontes de calor, como fogões e fornos. Verifique as borrachas de vedação para evitar a fuga de ar frio. Evite abrir a geladeira com frequência ou guardar alimentos ainda quentes.
- Iluminação: Aproveite ao máximo a luz natural durante o dia. Use lâmpadas de LED, que são mais econômicas. Apague as luzes dos cômodos desocupados.
- Aparelhos em stand-by: desligue aparelhos diretamente na tomada para evitar desperdício de energia.
- Ferro de passar roupa: priorize passar apenas roupas essenciais e evite peças como roupas de cama ou de uso casual.
- Chuveiro: utilize a posição "verão" ou opte por banhos com o chuveiro desligado para se refrescar.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.