Com trégua na chuva, Gruta do Lago Azul e balneários reabrem
Rio Formosinho está acima do nível e Balneário Municipal está fechado neste sábado
Depois de registrar 115 milímetros de chuvas na última sexta-feira (24), o sol voltou a brilhar em Bonito neste sábado (25), e a prefeitura ainda avalia os estragos causados pela água. A Gruta do Lago Azul opera normalmente, entretanto, o Abismo Anhumas, onde turistas ficaram ilhados, está fechado. Veja acima vídeo da ponte sobre o Rio Formosinho, que dá acesso ao Balneário Municipal.
No abismo, as operações foram canceladas para evitar maiores transtornos, conforme funcionários do local. Uma ponte que faz conexão da caverna ficou submersa pela água da chuva e pelo risco de fazer a travessia, os bombeiros foram acionados para fazer o suporte com segurança e ajudar turistas e funcionários a saírem do local. O resgate terminou na noite de ontem.
Conforme o diretor de Turismo da Secretaria de Turismo de Bonito, Elias de Oliveira Francisco, nos últimos 15 dias, choveu 300 milímetros na cidade e sexta-feira, o acumulado foi de 115 milímetros.
Hoje, de acordo com o diretor, apenas o Rio Formoso está acima do nível permitido de segurança. “Não há estragos registrados nas estruturas dos atrativos até o momento. Gruta do Lago Azul opera normalmente, assim como os passeios em nascentes. Alguns balneários como Praia da Figueira e Nascente Azul também operam normalmente”.
Alagamento - A secretária de Turismo, Ana Cristina Trevelin, disse ao Campo Grande News que o volume de chuvas impactou bastante a drenagem urbana, asfaltamento urbano e estradas vicinais. “Os córregos urbanos e os rios da região também encheram muito e alagaram trechos de ruas e algumas moradias, mas não houve desalojados”.
A cheia dos rios também impediu o acesso de moradores e turistas por algumas horas em alguns trechos, como na Rodovia do Turismo, na MS-345 e na estrada de acesso ao Monumento Natural Gruta do Lago Azul, ainda conforme Ana.
Ademais, ela informou que a secretaria ainda avalia o impacto nas infraestruturas públicas. “A maioria dos atrativos, especialmente aqueles às margens do Rio Mimoso e Formoso, inclusive o Balneário Municipal, estão fechados desde ontem em razão da chuva”.
Paciência - Ana Trevelin disse ainda que quando as águas baixarem, os atrativos vão divulgar individualmente suas previsões de reabertura após limpeza e restauração de infraestrutura, quando for o caso. “Todos os rios estão muito acima do nível. Agora é paciência, vai demorar ainda hoje para baixar, isso se não chover novamente”.