Compra de 347 mil doses para Capital "caducou"
Presidente do Butantan, Dimas Covas, explicou que todas as doses serão entregues ao Ministério da Saúde e não mais aos municípios
Caducou o documento enviado pela Prefeitura de Campo Grande em que formalizava ao Butantan a intenção de compra de mais de 347 mil doses da Coronavac. O Instituto cancelou os acordo de compra com 184 municípios no Brasil, entre eles, a Capital sul-mato-grossense. Mas a Secretaria de Saúde do Município não descarta a compra de outros laboratórios.
Em contrapartida, a promessa do Governo Federal é de que na segunda-feira começa a enviar as doses aos estados. Mato Grosso do Sul também já assegurou que, assim que a vacina chegar, em 48 horas o imunizante estará em cada município.
Em entrevista à CNN Brasil, o presidente do instituto, Dimas Covas, explicou que todas as doses da vacina serão entregues ao Ministério da Saúde, assim que a Anvisa aprovar o uso emergencial ou o registro da vacina. “O acordo com os municípios era para o caso de o Ministério se recusar a comprar a vacina, mas como firmamos a parceria, isso não vai acontecer", disse ele.
A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou via assessoria de imprensa que “momentaneamente, as tratativas estão mais avançadas com o Instituto Butantan e, caso todas as doses sejam de fato direcionadas ao Governo Federal, o município aguardará a distribuição”.
Pela pasta, foi informado também que a lei permite “a possibilidade de negociação com outros laboratórios”, o que “não está descartado”. O ministério deve anunciar apenas semana que vem quantas doses serão destinadas aos Estados e municípios.
Lei que permite a aquisição foi publicada hoje, mas segundo o município, a ideia é esperar.
No último dia 4 de janeiro, o prefeito Marcos Trad (PSD) oficializou pedido de 347.817 doses da CoronaVac ao Instituto Buntantan. Em memorando enviado ao Butantan, a prefeitura propõe a entrega de 121.736 doses, o que corresponde a 35% do total, em janeiro; 156.517 doses, o que corresponde a 45%, em fevereiro; e 69.564, os últimos 20%, em março.