Confira as orientações para o pós-operatório de animais castrados
A Subsecretaria do Bem-Estar Animal de Campo Grande divulgou dicas para os donos de animais de estimação
A Subea (Subsecretária de Bem-Estar Animal) da Prefeitura de Campo Grande divulgou dicas para os donos de cachorros e gatos no cuidado após a operação de castração dos animais de estimação. Nos machos, são retirados os testículos. Já as fêmeas tem retirados os ovários e o útero.
Segundo a veterinária da Subea, Giselle Tavares, para que a recuperação seja adequada, deve ser seguida rigorosamente a prescrição do médico veterinário. “É preciso seguir as orientações à risca. Depois da cirurgia, o veterinário receitará antibióticos, analgésicos ou mais medicamentos para a recuperação do animal. É muito importante seguir a receita. Caso haja qualquer eventualidade, o tutor deve entrar em contato com o veterinário, que está ciente de qualquer dificuldade e indicará o melhor caminho”, ressaltou.
O repouso é outro ponto importante. Durante o período de recuperação, que leva entre 7 a 10 dias, a orientação é que ele evite correr, pular, brincar, passear e, se possível, interagir com outros animais para que não force os pontos. “Às vezes uma simples subida no sofá, faz com que os pontos estourem e a incisão abra”, alega Giselle.
Em casos que o dono não segue as orientações corretamente, o animal precisa passar por nova cirurgia. “Ele será anestesiado novamente, e a recuperação será ainda mais delicada, mais longa. Por isso a importância dos cuidados desde o primeiro momento que ele chega em casa”, explica a veterinária.
A castração em caninos e felinos é um procedimento cirúrgico considerado de baixa complexidade, mas que exige cuidados fundamentais para a rápida recuperação dos animais e o sucesso da cirurgia. O procedimento é importante para evitar ninhada indesejada, doenças e alguns desdobramentos, como o abandono e os maus-tratos.
Programa de castração - A Prefeitura de Campo Grande possui um programa de castração gratuito para cães e gatos, machos e fêmeas. Os atendimentos ocorrem às segundas, terças, quintas e sextas-feiras. São disponibilizados 15 senhas pela manhã, a partir das 7h30 e, 15 senhas à tarde, a partir das 13h.
No dia em que o tutor for até a Subea, já deve levar seu bicho de estimaçaõpara ser avaliado e microchipado pela equipe veterinária. Estando apto para a castração, o animal já sairá encaminhado com o local, data e hora do procedimento agendado. Às quartas-feiras, a equipe irá realizar as visitas in loco de ONGs e protetores independentes. Para mais informações o tutor interessado pode ligar no (67) 2020-1397.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.