Consulta pública para vacinação contra covid em crianças começa nesta quinta
Período para que "sejam apresentadas contribuições, devidamente fundamentadas" será até 2 de janeiro
Governo federal divulgou na manhã desta quarta-feira (22), que vai abrir consulta pública sobre a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a covid-19. A confirmação veio através de texto publicado no Diário Oficial da União.
A consulta começa nesta quinta-feira (23) e segue até dia 2 janeiro, este será o período para que "sejam apresentadas contribuições, devidamente fundamentadas" sobre o assunto, conforme texto do Diário Oficial. As manifestações poderão ser enviadas no portal do Ministério da Saúde.
Autorizada desde o dia 16 de dezembro pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e com parecer favorável da Câmara Técnica que assessora o governo sobre imunização da covid-19, além de recomendação de especialistas da comunidade médica, a aplicação da vacina da Pfizer em crianças enfrenta resistência do governo federal.
Em outubro, a farmacêutica disse que a vacina é segura e mais de 90,7% eficaz na prevenção de infecções nesta faixa etária. Para o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a autorização da Anvisa não é suficiente para iniciar a vacinação.
Como será? - A vacina para as crianças de 5 a 11 anos tem dosagem de 10 microgramas, corresponde a um terço da formulação aplicada em adultos.
A formulação pediátrica é diferente daquela aprovada anteriormente apresentada para o público com mais de 12 anos – portanto, não pode ser utilizada a formulação de adultos diluída e o governo federal terá que comprar uma versão específica do produto com dosagens e frascos diferentes, apesar do princípio ativo ser o mesmo.
Diversos países pelo mundo já estão vacinando crianças. Argentina, Áustria, Canadá, China, Chile, Cuba, Estados Unidos, Portugal, França, Israel, Alemanha, Dinamarca, Espanha, Grécia, Hungria e Itália são algumas das nações que já iniciaram a vacinação nesse público.