ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, DOMINGO  21    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Contratação de trabalhadores para limpar e cozinhar em escolas terá cotas

Acordo entre a Defensoria Pública e o governo garantirá reserva de vagas para pessoas negras e com deficiência

Anahi Zurutuza | 21/08/2023 18:44
Prato com merenda em escola da rede pública de ensino de MS (Foto: Divulgação)
Prato com merenda em escola da rede pública de ensino de MS (Foto: Divulgação)

Acordo firmado entre a Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul e o Governo do Estado garantirá cotas raciais em processo seletivo para a contratação de agentes de limpeza e merenda para as escolas da Rede Estadual de Ensino. A solução foi alcançada durante a tramitação de ação civil pública.

De acordo com a defensora pública Regina Célia, coordenadora do Nufamd (Núcleo da Fazenda Pública, Moradia e Direitos Sociais), a seleção para contratação de mão de obra temporária não previa a reserva de vagas.

Na ação, a Defensoria também pedia cotas para pessoas com deficiência e suspensão do processo seletivo para que fossem feitas as adequações, mas antes que o Estado fosse notificado oficial da existência do processo, edital com os nomes dos selecionados foi divulgado em Diário Oficial.

Para evitar que os candidatos habilitados fossem prejudicados e não impedir contratações urgentes, a Defensoria Pública decidiu então propor conciliação e concordou em pedir a suspensão da ação civil pública por seis meses, enquanto o Estado se comprometeu a assegurar, daqui para frente, as normas que asseguram as cotas.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias