ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, TERÇA  05    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

De 2 milhões de vacinados contra covid, 19 relataram efeitos adversos à Anvisa

Entre problemas mais graves estão ocorrências da própria doença, saturação baixa e insuficiência respiratória

Lucia Morel | 22/12/2021 17:58
Profissional preparando dose de vacina contra covid para aplicação. (Foto: Kísie Ainoã)
Profissional preparando dose de vacina contra covid para aplicação. (Foto: Kísie Ainoã)

Das pouco mais de 2 milhões de pessoas em Mato Grosso do Sul que receberam ao menos uma dose de vacina contra covid, 19 delas tiveram efeitos adversos e os reportaram à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O valor corresponde a 0,00095%. Entre os problemas mais graves relatados estão ocorrências da própria doença, saturação baixa e insuficiência respiratória.

Vale reforçar que as reações adversas relatadas podem ser feitas pelo paciente, familiares ou profissionais de saúde e valem para todo e qualquer medicamento. A Anvisa ainda sustenta que os casos adversos não fazem parte de análises técnicas, mas apenas de relatos encaminhados que ainda passarão por verificação.

Das 19 reações adversas mais constatadas no Estado, a mais comum foi febre, alcançando 11 casos; em seguida aparece dor muscular, com 10 ocorrências e falta de ar ou dificuldade de respirar, que atingiu nove dos 19 relatos.

Seis pessoas ainda relataram que contraíram covid-19 com a vacina e oito tosse. Casos mais graves como baixa saturação foram três e perda de olfato ou paladar, dor no peito ou mesmo insuficiência respiratória representam um registro cada um.

Os dados mostram ainda que dos 19 casos, 13 foram relacionados à Astrazeneca, quatro à Coronavac e dois da Janssen.

Em todo Brasil, onde a vacinação já alcançou com pelo menos uma dose 3,7 bilhões pessoas, a ocorrência de eventos adversos chegou a 12.547 relatos e no topo, com 6,2 mil e 5,9 mil casos estão dor de cabeça e febre, sendo a com mais reações - 11.284 – pela Astrazeneca. Mortes atribuídas à vacinação chegam a 44.

Para relatar efeitos adversos, seja com as vacinas ou com qualquer outro medicamento, a Anvisa disponibiliza o canal do Vigimed, que pode ser acessado aqui.

Nos siga no Google Notícias