ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, TERÇA  24    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Procura por reforço da Janssen é baixa e secretaria faz apelo

Apenas 35,41% do total recebido foi aplicado até o momento em Mato Grosso do Sul

Ana Oshiro | 22/12/2021 08:42
Mulher recebe segunda dose da Janssen na presença de Geraldo Resende, secretário estadual de Saúde. (Foto: Divulgação)
Mulher recebe segunda dose da Janssen na presença de Geraldo Resende, secretário estadual de Saúde. (Foto: Divulgação)

Com menos de 36% das doses de reforço da vacina da Janssen aplicadas em Mato Grosso do Sul até o momento, a baixa procura preocupa a SES (Secretaria Estadual de Saúde), que fez um apelo para que os vacinados com a Janssen procurem a aplicação da segunda dose.

"É muito importante essa decisão para que a população tenha sua imunidade reforçada, a fim de evitarmos novos casos, internações e óbitos pela covid-19. Vacinas, nós temos em quantidade suficiente”, destacou Geraldo Resende, secretário estadual de Saúde.

No último dia 8, o Estado recebeu 200.200 doses do Ministério da Saúde, mas até terça-feira (21), 72.843 tinham sido aplicadas nos 79 municípios, ou seja, apenas 35,41% do total enviado.

Segundo levantamento da SES (Secretaria Estadual de Saúde), nos treze municípios da região fronteira, foram aplicadas 99.997 doses, como parte do estudo de imunização em massa até o dia 7 de dezembro último. Para a aplicação de reforço, foram enviadas 100.030 unidades, porém até ontem, somente 27.010 pessoas procuraram a segunda dose.

Dose de vacina Janssen aplicada na Seleta. (Foto: Arquivo/Henrique Kawaminami)
Dose de vacina Janssen aplicada na Seleta. (Foto: Arquivo/Henrique Kawaminami)

Para os demais 66 municípios de MS, foram aplicadas até o dia 7 último, 137.264 doses do imunizante da Janssen. No dia 8, foram enviadas 100.170 unidades da vacina para essas cidades. No entanto, o levantamento da SES aponta que somente 45.833 delas tinham sido aplicadas até esta terça-feira.

O secretário avalia que o avanço da imunização em Mato Grosso do Sul trouxe como resultado direto a queda em todos os números relativos à covid-19 e poderá ser também um fator de contenção ao avanço da variante Ômicron, que ainda não chegou ao Estado. “Infelizmente, é quase certo que ela vai chegar, mas se a população estiver devidamente imunizada, o vírus não terá terreno fértil em Mato Grosso do Sul”.

Além de pedir às pessoas que procurem a segunda dose da vacina da Janssen, também reforça o pedido para que os demais grupos completem seu ciclo vacinal, inclusive, com a quarta dose para as pessoas com imunossupressão. E complementa com um apelo aos prefeitos e secretários municipais de Saúde para que conclamem suas populações para tomarem essa providência.

Calendário de Vacinação - Em Campo Grande, a dose de reforço da Janssen está sendo aplicada nesta quarta-feira (22) para quem tomou a primeira dose até dia 22 de julho. A aplicação será feita a partir das 12h na Seleta. Às 12h30, o drive-thru da UCDB começa a funcionar e das 13h às 16h45, também será feita a imunização nas unidades de saúde.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade


Nos siga no Google Notícias