ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Chuva que provocou alagamentos na Capital chegou a 88 milímetros

Instabilidade marca o tempo em MS no fim de semana com risco de temporais e acumulados de chuva

Por Gabriel Neris | 25/04/2025 06:06


RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A chuva intensa em Campo Grande, na quinta-feira (24), alcançou 88 milímetros, causando alagamentos em várias áreas, como as avenidas Rachid Neder e Tamandaré. O Cemaden registrou 88,6 mm no Jardim Panamá e 80,4 mm na Vila Santa Luzia. No interior, Ivinhema teve 72 mm e Ponta Porã 62 mm. A previsão para o fim de semana é de mais instabilidade, com chuvas intensas e tempestades, especialmente no sul do Estado. As temperaturas variam de 22°C a 28°C em Campo Grande. A combinação de umidade, baixa pressão e um ciclone extratropical intensifica o clima instável.

A chuvarada que provocou diversos alagamentos na quinta-feira (24) em Campo Grande, a segunda em menos de uma semana, chegou a 88 milímetros, de acordo com o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais).

O índice pluviométrico foi de 88,6 milímetros nas últimas 24 horas na região do Jardim Panamá, região oeste, próximo ao Aeroporto Internacional, e de 80,4 milímetros na Vila Santa Luzia, norte da Capital.

Houve registros de enxurradas em algumas das principais avenidas e ruas da cidade, como na Rachid Neder, Tamandaré, Rachel de Queiroz e Espírito Santo.

O secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Marcelo Miglioli, informou que as ações emergenciais foram iniciadas ainda na noite de quinta e serão intensificadas nos próximos dias. "Já nesta sexta-feira, daremos continuidade aos atendimentos emergenciais em toda a cidade. Algumas intervenções dependem de estiagem para execução, mas onde for possível agir, nossas equipes estarão atuando, inclusive ao longo de todo o final de semana", explicou Miglioli.

Segundo a Prefeitura de Campo Grande, mais de 25 equipes foram mobilizadas para atender as ocorrências registradas em diferentes regiões da Capital. De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, Enéas José de Carvalho Netto, o trabalho seguirá de forma ininterrupta para garantir resposta rápida às demandas.

No interior do Estado, os volumes de chuva foram 72 mm em Ivinhema, 62 mm em Ponta Porã, 61 mm em Maracaju, 54 mm em Dourados, 49 mm em Dois Irmãos do Buriti, 35 mm em Coxim, 32 mm em Corguinho, 25 mm em Corumbá, 24 mm em São Gabriel do Oeste e 19 mm em Aquidauana.

Chuva que provocou alagamentos na Capital chegou a 88 milímetros
Céu com algumas nuvens visto do Vivendas do Bosque, na Capital (Foto: Marcos Maluf)

A previsão do tempo entre sexta-feira e domingo em Mato Grosso do Sul indica um cenário de instabilidade, com céu predominantemente encoberto, poucas aberturas de sol e alta probabilidade de chuvas intensas acompanhadas de tempestades, raios e rajadas de vento. A situação meteorológica é mais crítica na metade sul do Estado, onde os acumulados de chuva podem ultrapassar os 50 milímetros em 24 horas.

O volume significativo de precipitação é esperado principalmente nesta sexta-feira, com novo pico entre domingo e segunda-feira. Devido aos altos índices registrados nos últimos dias e à previsão de continuidade das chuvas, há risco de alagamentos em algumas áreas do Estado.

As instabilidades são provocadas por uma combinação de fatores: o intenso transporte de umidade, a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica sobre o norte da Argentina e o Paraguai, além de um cavado em médios níveis da atmosfera. A formação de um ciclone extratropical, associada a uma frente fria sobre o litoral da região Sul do Brasil, reforça o quadro de instabilidade no estado, especialmente no domingo e na segunda-feira.

Para o fim de semana, as temperaturas variam conforme a região. Em Campo Grande, a previsão é de temperaturas entre 22°C e 23°C nas mínimas, e de 25°C a 28°C nas máximas.

No sul, cone-sul e Grande Dourados, as mínimas ficam entre 18°C e 21°C, com máximas entre 26°C e 28°C. Na região sudoeste e pantaneira, os termômetros registram mínimas entre 23°C e 25°C, e máximas de 27°C a 33°C. Já no bolsão, leste e norte do Estado, são esperadas mínimas entre 21°C e 23°C, com máximas entre 28°C e 31°C.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias