ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Comportamento

Com 500 mil seguidores, irmãos garis bombam mostrando a vida na coleta

Nas redes sociais, irmãos exibem o dia de serviço, conscientizam e dão puxão de orelha em morador folgado

Por Clayton Neves | 25/04/2025 06:00

Eles acordam antes do sol raiar, enfrentam cachorro bravo na rua, rato escondido entre sacolas e até vidro mal descartado no lixo. Mas nada disso tira o sorriso do rosto e o celular da mão dos irmãos Victor Martins Pereira, de 24 anos, e Ritler Martins Pereira, de 25, os “Gêmeos da Coleta”.

Concursados na Prefeitura de São Gabriel do Oeste, a dupla atraiu quase 500 mil seguidores nas redes sociais, 300 mil so no Tiktok. Com vídeos bem humorados, os irmãos compartilham a rotina na coleta de lixo da cidade, e aproveitam para conscientizar e dar bons puxões de orelha em morador folgado que não colabora.

“Rapaz, a gente nem imaginava que ia dar tudo isso. A primeira live que fizemos já deu umas 600 pessoas. A gente ficou em choque, sem saber o que fazer”, lembra Ritler.

Com 500 mil seguidores, irmãos garis bombam mostrando a vida na coleta
Irmãos, em 2024, durante comemoração pelos 100 mil seguidores no Tiktok. (Foto: Arquivo Pessoal)

Tudo começou por acaso. Os dois já trabalhavam juntos na coleta de lixo, quando encontraram um suporte de celular jogado na rua. Eles montaram um tripé improvisado no caminhão de coleta, abriram uma live no TikTok e a transmissão virou sucesso instantâneo.

“Na hora, pensamos: ‘vamos só ver no que dá’. E já no primeiro dia, gente do Brasil inteiro começou a assistir e comentar. Aí não paramos mais”, conta Victor.

Apesar do apelido de “gêmeos”, eles são irmãos com apenas um ano de diferença. Ritler trabalha na coleta há sete anos e Victor há quatro anos. O mais velho na profissão entrou para o ramo sem nem saber exatamente o que fazia um coletor.

Com 500 mil seguidores, irmãos garis bombam mostrando a vida na coleta
Victor tem 24 anos e trabalha há 4 como coletor de lixo. (Foto: Arquivo Pessoal)

“Fiz o concurso para testar conhecimento. Nem sabia que era pra trabalhar com lixo, mas acabei passando. Depois que comecei, acabei gostando e estou aqui até hoje", detalha Ritler.

Já Victor se inspirou no irmão mais velho e seguiu o mesmo caminho depois de sair do quartel. “Eu estava no Exército quando fiz o concurso. Quando fui aprovado, voltei pra São Gabriel para assumir. Não queria perder a vaga. "

Desde então, os dois têm mostrado nas redes a rotina que é pesada, no entanto, nunca deixam de usar o bom humor. No meio digital, eles criaram até a bordão: 'Os caras que todo cachorro odeia e toda criança ama”.

Com 500 mil seguidores, irmãos garis bombam mostrando a vida na coleta
Ritler tem 25 anos e há 7 é concursado na Prefeitura de São Gabriel do Oeste. (Foto: Arquivo Pessoal)

"Sempre que a gente passa, os cachorros correm bravos atrás, parece até combinado. Mas para as crianças  a gente é atração. São coisas do dia a dia", conta Ritler.

Apesar das risadas, os dois também usam o alcance que conquistaram para fazer um trabalho sério de conscientização ambiental. “O que mais atrapalha nosso serviço é vidro em sacola plástica. A gente já cortou canela, furou mão e isso é o mais difícil. Com os vídeos, a gente consegue ensinar e alertar todo mundo”, diz Victor.

Para a mensagem entrar na mente e ter o efeito esperado, a saída foi usar o bom humor como arma. “Se for falar sério, ninguém presta atenção. Agora, se tiver piada, um figurino engraçado, o pessoal vê e ainda aprende”, resume Ritler.

Com 500 mil seguidores, irmãos garis bombam mostrando a vida na coleta

Apesar da fama na internet, o sustento da família ainda vem da coleta de lixo. Por isso, s irmãos ainda acordam cedo e seguem firmes no trabalho. “A gente está feliz, mas sempre buscando mais. O segredo é esse: ser grato pelo que tem, sem deixar de sonhar”, finaliza Ritler.

Siga o Lado B no WhatsApp, um canal para quebrar a rotina do jornalismo de MS! Clique aqui para acessar o canal do Lado B e siga nossas redes sociais.



Nos siga no Google Notícias