De luvas a macacões, Saúde distribui 130 mil EPIs para combate a dengue em MS
Kits serão distribuídos aos 79 municípios do Estado a partir desta sexta-feira (17)
A SES (Secretaria de Estado de Saúde) iniciou a entrega de aproximadamente 132,8 mil itens de equipamentos de proteção individual para 1.856 agentes de combate as endemias dos 79 municípios do Estado. Objetivo é aparelhar os agentes para que possam enfrentar as doenças da Dengue, Zika, Chikungunya, além da Leishmaniose.
Os municípios receberão 12 itens: 1.3 mil luvas de nitrílica para aplicação de inseticida, 1.435 macacões impermeável, 1.8 mil chapéus com abas completo, 1.850 botinas, 240 máscaras facial completa, 720 filtros para máscaras, 3 mil bolsas de lona impermeável, 118 mil sacos de lixo de 100 litros, 2 mil luvas ecológicas para força tarefa, 950 óculos protetores de gotículas, 1,6 mil calças de brim caqui. Totalizando 132.895 itens disponíveis para os agentes de endemias. O aporte financeiro para a compra dos EPIs foi de aproximadamente R$ 600 mil pelo Governo do Estado e ação conta com o apoio do Ministério da Saúde.
Segundo o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, os equipamentos oferecidos irão possibilitar aos agentes de endemias realizar um atendimento de qualidade nos domicílios. “É a contribuição que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, faz em apoio aos municípios para que os agentes possam intensificar as ações de enfrentamento às arbovirores”.
O consultor do Ministério da Saúde em Mato Grosso do Sul, Ricardo Passos, destaca o compromisso nas três esferas. “O enfrentamento às arboviroses é uma ação tripartite entre a União, Estados e Municípios. Cada um tem que realizar o seu papel. Sabemos que é uma ação constante, a Secretaria de Estado de Saúde realiza campanhas sempre muito bem-feitas. Estamos nos períodos das chuvas e ações como essa são sempre muito importantes. Peço a população que participe e que estes servidores mobilizem toda a comunidade onde atuam", comenta.
O Assessor Militar na SES, Coronel Marcello Fraiha, destaca que a entrega destes materiais sinaliza o cuidado que o Estado tem com estes servidores. “São equipamento da melhor linha, de nível nacional, que serão entregues a estes servidores municipais que trabalham diretamente na linha de ponta. Isto simboliza o reconhecimento e a importância destes profissionais em nosso Estado. São EPIs de qualidade que podem ser utilizados por estes servidores que mexem diretamente com os produtos químicos do combate às arboviroses”, conclui.