ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, SEXTA  21    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Detran-MS alerta: 19 mil precisam concluir CNH até final de março

De dezembro até agora, aproximadamente 1 mil processos foram concluídos

Por Geniffer Valeriano | 19/02/2025 07:51
Detran-MS alerta: 19 mil precisam concluir CNH até final de março
Aluno durante prova do Detran neste sábado (Foto: Juliano Almeida)

Quem deu entrada na habilitação durante a pandemia, entre 2019 a 2023, tem até março para concluir o processo. Conforme o Detran (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), 19 mil alunos, que já concluíram as aulas práticas obrigatórias, têm até 31 de março para conquistar a CNH.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Cerca de 19 mil candidatos à primeira habilitação em Mato Grosso do Sul têm até março para concluir o processo de CNH iniciado durante a pandemia, entre 2019 e 2023. Segundo o Detran-MS, apenas 5% dos aproximadamente 20 mil processos foram finalizados até o momento. A maioria dos processos pendentes é da categoria AB (14.134), seguida pela categoria B (4.475) e categoria A (484). O Detran registra baixa procura pelos exames práticos em Campo Grande, com 42% das vagas disponíveis sem agendamento em fevereiro. Para realizar o exame prático, que custa R$ 132,29, o candidato deve fazer o agendamento através do Centro de Formação de Condutores onde iniciou o processo. O órgão alerta ainda sobre a necessidade de verificar a validade dos exames médicos e psicológicos, que podem precisar ser refeitos caso tenham vencido.

Em janeiro, a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) prorrogou o prazo de conclusão de aproximadamente 20 mil processos de primeira habilitação. Desse total, apenas  5% foram finalizados até o momento. Atualmente, há 14.134 mil processos na categoria AB, seguido de 4.475 mil na categoria B, e apenas 484 na categoria A.

“Observamos uma queda na realização dos exames práticos em Campo Grande na primeira quinzena de fevereiro. Das 1.850 vagas disponíveis nas três primeiras semanas do mês, apenas 1.059 foram preenchidas, ou seja, 42% das vagas não tiveram agendamento”, explica Lina Zeinab, gerente de exames do Detran.

Agendamentos - Para agendar o exame prático, é preciso que o candidato tenha pago a guia de R$ 132,29. Os agendamentos são realizados apenas pelo Centro de Formação de Condutores onde o aluno realizou o processo de formação. Ainda é explicado que os candidatos devem se atentar ao prazo dos exames médicos e psicológicos. Essas etapas devem ser refeitas, se a validade for de apenas de um ano.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias