Em acordo com Iagro, PF terá acesso ao monitoramento de propriedades rurais
Cooperação é válida por 60 meses, tendo com contrapartida participação de servidores em cursos de capacitação
A Polícia Federal terá acesso aos sistemas de monitoramento e análise de propriedades rurais da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária, Animal e Vegetal), conforme acordo de cooperação publicado hoje no Diário Oficial do Estado.
Na cooperação, a PF vai disponibilizar vagas em ações de capacitação para servidores da agência e, ainda, possibilitar a doação de bens móveis. O prazo de vigência do acordo é de 60 meses, a partir da publicação.
Em janeiro de 2023, termo semelhante foi assinado com a PRF (Polícia Rodoviária Federal), válido por dois anos.
O diretor-presidente da Iagro, Daniel Ingold, ressaltou a importância da parceria. “Com este acordo, não só ampliamos nossos recursos e capacidades técnicas, mas também fortalecemos nossa habilidade de prevenir e responder a ameaças sanitárias de forma mais eficaz”.
De acordo com informações da agência, o acordo fortalece as medidas de segurança alimentar, sanidade animal e sustentabilidade ambiental em todo o Estado. Ainda segundo a Iagro, espera-se avanço significativo na prevenção e no controle de problemas sanitários.
Em entrevista anterior ao Campo Grande News, o recém-empossado superintendente da PF em MS, Carlos Henrique Cotta D'Ângelo, diz que o foco da gestão, além da tríade formada pelo contrabando, tráfico de drogas e ação das facções criminosas, é combater os crimes ambientais. Ele destacou o uso de recursos tecnológicos, como monitoramento por satélite e dados em tempo real de desmatamento e queimadas.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.