ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, QUINTA  06    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Municípios são liberados para vacinar pessoas de até 59 anos contra dengue

Medida é temporária e vale só para vacinas com data de validade dentro deste mês, em pessoas de 4 a 59 anos

Por Cassia Modena | 06/02/2025 11:58
Municípios são liberados para vacinar pessoas de até 59 anos contra dengue
Dose da vacina contra a dengue é preparada para aplicação em unidade de saúde de Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

A SES (Secretaria Estadual de Saúde) autorizou, de forma excepcional, que pessoas até 59 anos sejam vacinadas utilizando 5.803 doses próximas do vencimento. Embora publicada hoje (6) no Diário Oficial de Mato Grosso do Sul, resolução que autoriza a medida começou a valer em 10 de janeiro deste ano.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul autorizou a vacinação prioritária contra a dengue para crianças e adolescentes de 6 a 16 anos, utilizando 5.803 doses próximas do vencimento. A medida, publicada no Diário Oficial, está em vigor desde 10 de janeiro. Caso sobrem doses, elas podem ser aplicadas em pessoas de 4 a 59 anos. Campo Grande, por exemplo, liberou 3.139 doses excedentes, gerando alta procura. A faixa etária autorizada pelo Ministério da Saúde é de 10 a 14 anos, mas a ampliação do público depende do fornecimento de doses. A SES ainda não informou sobre o reabastecimento das vacinas.

A ordem é oferecer primeiro para crianças e adolescentes que têm entre 6 e 16 anos, mas como ainda restam doses, elas podem ser aplicadas entre pessoas de 4 a 59 anos, abrangendo toda a faixa etária permitida pelo fabricante.

Campo Grande foi uma das cidades que liberaram temporariamente a vacina para a faixa etária mais abrangente. Foram disponibilizadas 3.139 doses excedentes em 16 de janeiro. Devido a grande procura, as doses liberadas pelo Ministério da Saúde esgotaram-se em menos de 12 horas. Por isso, a Capital já não possui doses disponíveis para aplicação na população fora do público de 10 a 14 anos.

A pasta federal anunciou que irá ampliar o público aos poucos, conforme a capacidade do fornecedor em abastecer o País com número suficiente de doses.

A ampliação do público-alvo no Estado vale até as 5.803 doses acabarem.

Outros municípios - No total, foram identificadas doses com vencimento em janeiro e fevereiro em nove municípios.

A SES foi questionada, mas ainda não informou quais cidades, além de Campo Grande, liberaram essas doses para mais faixas etárias.

Reabastecimento - A reportagem perguntou à Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e também à SES sobre a previsão de nova reposição nos estoques das vacinas, mas não houve resposta até o fechamento desta matéria. O espaço segue aberto.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


Nos siga no Google Notícias