ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Em MS, falta do toxicológico causa multa gravíssima a 20 mil motoristas

Detran iniciou a janela de notificação dos condutores autuados pela infração; valor chega a R$ 1,4 mil

Por Gustavo Bonotto | 03/06/2024 21:24
Veículo pesado circula na BR-163, em Campo Grande. (Foto: Rachid Waqued/Detran)
Veículo pesado circula na BR-163, em Campo Grande. (Foto: Rachid Waqued/Detran)

Cerca de 20 mil condutores habilitados nas categorias C, D e E que não renovaram o exame toxicológico terão que pagar multa de R$ 1.467,35 pela infração gravíssima, além de ganhar sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

O quantitativo, no entanto, excluiu condutores que possuem bloqueio por morte, ou com idade superior a 70 anos. A estimativa foi publicada na tarde desta segunda-feira (3) pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito), junto ao alerta de que os motoristas receberão a notificação via envio postal ou por notificação no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito.

A notificação de autuação traz todas as informações do veículo e abre prazo para apresentação de defesa daqueles que perderam o prazo encerrado no dia 30. O exame toxicológico de larga janela de detecção verifica o consumo, ativo ou não, de substâncias psicoativas com análise retrospectiva mínima de 90 dias.

Em janeiro de 2024, a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) estabeleceu um escalonamento. O prazo para o primeiro grupo de motoristas com vencimento da CNH entre janeiro e junho, terminou em 31 de março; e o segundo grupo, que trata dos condutores com vencimento da habilitação entre julho e dezembro, venceu no dia 30 de abril.

Cada um desses dois prazos ainda tinha mais 30 dias para realizar o exame antes da aplicação da penalidade, conforme o artigo 165-D do CTB (Código de Trânsito Brasileiro).

Receba as principais notícias do Estado no WhatsApp. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram e TikTok

Nos siga no Google Notícias