ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Em MS, MPT recebe em média 80 denúncias de trabalho infantil por ano

Campanha foi lançada no dia mundial de Combate ao Trabalho Infantil nesta quarta-feira (12)

Fernanda Palheta | 13/06/2019 12:46
De 2014 a 2018, MS contabilizou 391 denúncias, 33 ações e 77 termos de ajustamento de conduta (Foto: Divulgação/ MPT/MS)
De 2014 a 2018, MS contabilizou 391 denúncias, 33 ações e 77 termos de ajustamento de conduta (Foto: Divulgação/ MPT/MS)

Por ano, o MPT (Ministério Público do Trabalho) recebe, em média, 80 denúncias relativas à “exploração do trabalho da criança e do adolescente” em Mato Grosso do Sul. De 2014 a 2018, o Estado contabilizou 391 denúncias, 33 ações e 77 termos de ajustamento de conduta.

Neste mesmo período o MPT registrou 21.551 denúncias no Brasil, que representa em média 4,3 mil denúncias por ano. No período, foram ajuizadas 968 ações e firmados 5.990 termos de ajustamento de conduta envolvendo o tema.

Durante o lançamento da campanha nacional “Toda Criança é Nossa Criança. Diga Não ao Trabalho Infantil”, nesta quarta-feira (12), a procuradora do trabalho, que está a frente da coordenação regional da Coordinfância (Coordenadoria de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente), Cândice Gabriela Arosio destacou o papel da educação no combate.

“Só iremos conseguir romper o ciclo da pobreza, as mazelas sociais que muitas famílias enfrentam, se conseguirmos manter essas crianças na escola com uma qualificação adequada, para que quando chegar o dia em começarem efetivamente a trabalhar, tenham condições de galgar espaços que as permitam o próprio sustento e de suas famílias”, afirmou.

A procuradora ainda ressaltou o papel do poder público. “O objetivo em comum de todos nós é resguardar o interesse da criança e adolescente, que têm direito a infância e, para isso precisa ter assegurado o direito a educação, precisa que os órgãos competentes assegurem que ela esteja em sala de aula, que é essencial para sua infância e, quando ela estiver na fase de buscar espaço no mercado de trabalho esteja preparada e qualificada para isso”, completou a procuradora.

Campanha - A Prefeitura de Campo Grande, em conjunto com a Rede de Proteção Social, lançou nesta quarta-feira (12) a Campanha de Combate ao Trabalho Infantil. A ação informará e fomentará a população para a necessidade de intensificar as atividades e as estratégias voltadas para a proteção das crianças e a erradicação do trabalho precoce.

Nos siga no Google Notícias