Golpistas se passam por servidores e INSS alerta: "ligue para a polícia"
Segundo o órgão, os golpistas solicitam dados do benificiário e documento com foto durante visita
Utilizando crachás falsos para fazer "prova de vida presencial", golpistas estão se passando por servidores do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Segundo o alerta feito pelo órgão, nesta quinta-feira (18), os golpistas solicitam dados e foto do beneficiário durante a visita. A orientação é para que o morador acione a polícia caso seja abordado desta forma.
De acordo com o INSS, o órgão realiza pesquisa externa para comprovar vínculo, endereço e irregularidades, mas não solicita cópia de documentos ou fotografia do beneficiário. "O servidor apenas faz o reconhecimento conferindo o documento de identificação com foto", explicou a nota.
Em caso de dúvida, o beneficiário pode consultar se a pessoa realmente é servidora do INSS, ligando para a Central de Atendimento 135 e informando nome completo e matrícula do suposto servidor. Segundo o presidente do órgão, Alessandro Stefanutto, as denúncias estão sendo encaminhadas para apuração da Polícia Federal.
A prova de vida é um procedimento anual para comprovar que a pessoa que recebe um benefício de longa duração está viva. A convocação para a prova de vida é feita por uma notificação via aplicativo Meu INSS, Central 135, e/ou notificação bancária informando que a prova de vida ainda não foi efetivada.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.