ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Governo isenta de ITCD moradias do Minha Casa Minha Vida

A transmissão de imóvel por doação ou herança exige pagamento de 3% de imposto

Maristela Brunetto | 17/03/2023 15:09
Governo vai isentar de ITCD a transmissão de imóveis do Minha Casa Minha Vida. (Foto: Assessoria Governo MS)
Governo vai isentar de ITCD a transmissão de imóveis do Minha Casa Minha Vida. (Foto: Assessoria Governo MS)

As situações de doação de moradias do programa Minha Casa Minha Vida não precisarão pagar 3% do valor do imóvel a título de ITCD (Imposto sobre a Transmissão “Causa Mortis” e Doação de quaisquer bens ou direitos). O benefício já existia, mas o prazo legal tinha expirado e, nesta sexta-feira, o governo estadual, responsável pela cobrança, estendeu a isenção da alíquota até 31 de dezembro de 2025.

A isenção será concedida referente a situações ocorridas desde janeiro do ano passado e não se estende a situações de herança, somente a doação. O titular da Secretaria Estadual de Fazenda, Flávio César, considerou que a medida atende pessoas que não tinham condição de regularizar o imóvel por falta de recursos para pagar o tributo. “O governo é sensível a isso. Entendemos que é preciso estender a mão, auxiliar”, ponderou.

O pedido de isenção pode ser solicitado por meio do site da Fazenda, onde há mais informações detalhando como formular o pedido. A Sefaz disponibiliza, ainda, os telefones (67) 3316-7516 / 7509 / 7545. Em Campo Grande, o atendimento presencial ocorre na Unidade de Fiscalização do ITCD – UFITCD, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 858.



Nos siga no Google Notícias