ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  22    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Hospital de Campo Grande terá "Dia D" para cadastro de doadores de medula óssea

Ação será realizada no HRMS, em 31 de julho, das 7h às 18h

Por Cassia Modena | 25/07/2024 14:15
Sala de hemoterapia do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (Divulgação/HRMS)
Sala de hemoterapia do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (Divulgação/HRMS)

O HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) terá um "Dia D" para cadastrar doadores de medula óssea, em Campo Grande. A ação será realizada em parceria com o Hemosul em 31 de julho, a próxima quarta-feira, entre 7h e 18h – sem pausa para almoço.

O objetivo é mobilizar novos doadores para fazer parte do cadastro no REDOME (Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea). Além da comunidade, o hospital está convidando para participar pessoas que trabalham na instituição e em outras.

Voluntários que se cadastrarem também poderão fazer uma doação de sangue no dia. O que for coletado vai manter os estoques do Hemosul. Se pretende também doar sangue, confira antes aqui quais os critérios para realizar a coleta.

A entrada da sala de hemodinâmica do HRMS, onde a ação será realizada, fica na Avenida Engenheiro Lutero Lopes, 36, no Bairro Aero Rancho.

Quem e como - Pessoas que têm entre 18 e 35 anos podem se cadastrar no REDOME.

São retirados de cada voluntário, 5 ml de sangue, mesma quantidade geralmente coletada em exames de laboratórios simples.

Os dados genéticos do possível doador serão cruzados com os dos pacientes que precisam da medula. Se houver compatibilidade genética, a doação poderá ser efetivada.

O que é - A medula óssea é um tecido líquido que ocupa o interior dos ossos, conhecido por tutano.

É ela que produz os componentes do sangue: as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas. Essas células são responsáveis por transportar o oxigênio, defender o organismo e participam da coagulação do sangue.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias