Levantamento coloca MS como 7º melhor estado em competitividade do País
Os pilares Capital Humano, Potencial de Mercado, Educação e Inovação estão entre os desafios do Estado
Mato Grosso do Sul é o 7º estado brasileiro com o melhor desempenho em 86 indicadores nas áreas de educação, infraestrutura, sustentabilidade ambiental e social, segurança pública, inovação, eficiência da máquina pública, capital humano e potencial de mercado. A 11ª edição do Ranking de Competitividade dos Estados, elaborado pelo CLP (Centro de Liderança Pública), mostra que desigualdades sociais e econômicas entre os estados aumentou. Para a entidade, essas diferenças deveriam ser foco dos gestores estaduais que serão escolhidos nas urnas nas eleições deste ano.
O levantamento, divulgado nesta terça-feira (13), mostra que o estado de São Paulo, Santa Catarina e Paraná ocupam os primeiros lugares, respectivamente. Já os estados do Norte e do Nordeste ocupam os últimos lugares, da 12ª até a 27ª posição.
“A competitividade de um Estado está diretamente ligada à capacidade de ação dos seus líderes públicos. O ranking veio oferecer as bases para a construção do legado de competitividade para aqueles governos que assim desejam fazer”, afirma Tadeu Barros, diretor executivo do CLP. Para a entidade, o índice evidencia a capacidade de competição e de atração de investimentos privados.
De acordo com o Estadão, São Paulo lidera com 99,7 de nota, seguido por Santa Catarina (86,5), Paraná (84,1) e Distrito Federal (75,5). Entre os estados do Centro-Oeste, Mato Grosso do Sul aparece em 3º lugar, com 51,9 pontos, o que representa a queda de uma posição no ranking da região. No cenário nacional e na comparação com 2021, MS caiu uma posição, quando ocupava o 6º lugar.
Potencialidades - O relatório aponta que Infraestrutura, Sustentabilidade Social e Ambiental, Eficiência da Máquina Pública, Solidez Fiscal, assim como o pilar da Segurança Pública, estão entre as potencialidades de Mato Grosso do Sul. Em contrapartida, os pilares Capital Humano, Potencial de Mercado, Educação e Inovação estão entre os desafios do Estado.
Para conferir os dados completos do levantamento Ranking de Competitividade dos Estados, acesse: https://www.rankingdecompetitividade.org.br/estados.