ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Morador instala placa e quebra-molas por conta própria

Vizinhos não concordam com a situação, que é caracterizada como infração de trânsito

Thays Schneider | 06/03/2023 16:59
Placa colocada errada ao lado do quebra-molas na Rua Orli. (Foto: Alex Machado)
Placa colocada errada ao lado do quebra-molas na Rua Orli. (Foto: Alex Machado)

Situação inusitada vem chamando atenção dos moradores da Rua Orli, no Bairro Jardim Centenário em Campo Grande. Morador construiu por conta própria um quebra-molas e colocou uma placa de sinalização.

Carros e motos passam com dificuldade pela rua. De acordo com a moradora Greice Ferreira, todas as vezes que chove o vizinho pega uma enxada e aumenta a lombada. "A rua é tranquila, com pouco movimento, não entendo o motivo de colocar um quebra-molas. À noite é quase impossível de perceber", conta. Outro fato que vem intrigando os moradores é a placa colocada do lado errado.

Arthur Gustavo, de 20 anos, que também mora na Rua Orli, ressalta que a placa é pública e não está do lado certo: "Além de ter colocado a placa errada, os motoristas acabam desviando e passando pela calçada. Tudo começou em dezembro, a vizinhança acordou um dia e se deparou com o quebra-molas e logo em seguida surgiu a placa".

Equipe do Campo Grande News entrou em contato com o morador responsável pela construção do quebra-molas. Marcos Oliveira, de 52 anos, confirma que construiu a lombada, alegando querer mais segurança na rua: "Alta velocidade dos veículos, não temos calçada e precisamos andar na rua, já bateram no meu carro que estava estacionando". O morador diz que procurou a Prefeitura de Campo Grande no dia 7 de fevereiro de 2023 solicitando a implantação de um quebra-molas na via e uma placa de Pare. Segundo ele, essa solicitação ainda não foi atendida. Questionando sobre a placa, Marcos disse que comprou.

Lombada feita pelo morador em frente à casa dele. (Foto: Alex Machado)
Lombada feita pelo morador em frente à casa dele. (Foto: Alex Machado)

De acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), a construção de quebra-molas ou lombada sem autorização do poder público é terminantemente proibida pela Lei Federal nº 9.503, de 23 de setembro de 1997. “É proibida a utilização das ondulações transversais e de sonorizadores como redutores de velocidade, salvo em casos especiais definidos pelo órgão ou entidade competente, nos padrões e critérios estabelecidos pelo CONTRAN”.

O Campo Grande News entrou em contato com a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) e foi informada que será enviada uma equipe de fiscalização até o local para verificar a situação. Também foi dito que denúncias como essas podem ser realizadas por meio do canal Fala Campo Grande 156.

Nos siga no Google Notícias