MS compra mais 465 viaturas para a PM, dois helicópteros e escada Magirus
Veículos e aeronaves devem ser usadas para ampliar para o interior programa lançado na Capital
Durante o lançamento do projeto Ocop (Obtenção de Capacidade Operacional Plena) da PM (Polícia Militar) e entrega de 48 novas viaturas semi blindadas que podem ser usadas como escudo pelos policiais durante confronto com tiros, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) antecipou a compra de mais equipamentos para as forças de segurança.
"Já estão compradas mais 465 viaturas que chegarão. As fábricas estão providenciando. Houve um atraso nas entregas por falta de peças e equipamentos nas próprias fábricas, mas serão entregues", garante o governador, sem dar mais detalhes.
Além disso, ele revela que mais dois helicópteros serão comprados, sendo um para Campo Grande e outro para Dourados. Além disso, um veículo do Corpo de Bombeiros com escada Magirus - equipamento de longo alcance - será adquiridos e destinado à Dourados.
O valor investido nessas compras não foi detalhado, mas Reinaldo diz que a quantia passa dos R$ 200 milhões. "Autorizamos também a compra de pistolas, armamentos, coletes à prova de bolas e fardamento", completa o governador.
As aquisições reforçam o setor de segurança pública em Mato Grosso do Sul justamente em um momento de crescimento da presença de facções criminosas de outros estados, particularmente estimuladas pelo domínio da fronteira com o Paraguai.
O Ocop, lançado neste segunda, vai ampliar o policiamento em Campo Grande, triplicando a frota ativa e modernizando o trabalho da PM. Ao todo, serão 48 viaturas na cidade, com apoio de uma sala de controle que monitorará tudo 24 horas por dia.
A previsão é que o projeto de reforço das forças de segurança do Estado seja ampliado em breve para o interior chegando, segundo o governador Reinaldo Azambuja, as maiores cidades sul-mato-grossense - Dourados, Ponta Porã, Corumbá e Três Lagoas estão entre as cinco maiores, com população acima de 90 mil habitantes.