ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  22    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

MS e Capital têm aumento de casos de síndrome respiratória

Agente causador não está claro, mas o sinal de crescimento está concentrado nas crianças e adolescentes

Lucia Morel | 05/03/2023 18:09
MS e Capital têm aumento de casos de síndrome respiratória
Profissional de saúde preparando aplicação de vacina contra covid-19. (Foto: Paulo Francis/Arquivo)

Campo Grande e Mato Grosso do Sul apresentam crescimento nos casos de Srag (Síndrome Respiratória Aguda Grave), causada por doenças respiratórias, conforme boletim mais recente do Infogripe, da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

O agente causador desse aumento não está claro, mas em MS, assim como em outros estados, “o sinal de crescimento está concentrado nas crianças e adolescentes”, mas “os dados laboratoriais já inseridos não permitem identificar a causa associada ao aumento dos casos de Srag nesse público”.

Já em relação a Campo Grande, conforme a “avaliação da série temporal por faixa etária da maioria dessas capitais sugere tratar-se apenas de oscilação natural em período de baixo volume de casos, sem apresentar um sinal consistente de alta, ou concentrado apenas na população infantil”. Entretanto, “em algumas poucas apontam crescimento na população idosa, possivelmente associado à covid-19”.

Para os pesquisadores da Fiocruz, “o cenário de aumento recente de casos de Srag associados à covid-19 no país reforça a importância de adesão à campanha de vacinação iniciada no dia 27 de fevereiro, para que o cenário atual não gere impacto significativo em termos de casos graves”.

Nos siga no Google Notícias