MS é um dos 6 estados no País com maior eficiência na testagem
Levantamento mostra que no Brasil, todos usam mais com teste rápido, de eficiência duvidosa
Levantamento nacional divulgado nesta sexta-feira pelo G1 aponta que a maioria dos testes para covid-19 realizados em Mato Grosso do Sul, são do tipo rápido, considerados menos eficaz pelos especialistas. No entanto, é um dos 6 estados com a melhor testagem no quesito qualidade.
De acordo com o levantamento, 69 mil testes realizados no Estado se tratam de exames moleculares RT-PCR, considerados de alto padrão, e 83.773 são testes rápidos. A diferença de 13.773 é uma das menores no País. Nessa proporção, Acre tem a menor diferença, de apenas 5 mil testes rápidos a mais que o RT-PCR. Depois vem Sergipe e Rio Grande do Norte, com 9 mil de diferença, Paraná (7 mil) e Goiás (13 mil)
Mesmo com o dado relativamente positivo, na comparação com os outros estados, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) contesta os dados divulgados por não considerarem os exames feitos pela rede privada.
Apesar de serem capazes de revelar quem já teve o vírus, os sorológicos não são tão precisos quanto os testes do tipo RT-PCR, que identificam o material genético do vírus no corpo humano.
Os números colocam o estado entre os 15 que mais realizam o exame no País o teste considerado de maior precisão. Mesmo assim, o Estado ficar entre 10 que menos fazem teste sorológico.
Em nota, a SES afirmou que o número de 69 mil exames RT-PCR que aparecem na matéria nacional se referem aos exames realizados somente pelo Lacen/MS (Laboratório Central de Mato Grosso do Sul), entre 14 de março e 13 de agosto de 2020. “Não foram contabilizados os exames de biologia molecular RT-PCR realizados pelos laboratórios da rede particular”.
De acordo com a secretaria, o número total de exames realizados no Estado foi 164.005, considerando os das redes pública e particular. O levantamento utilizou o número total de exames realizados “subtraiu 69 mil e deduziu que o restante seria de exames sorológicos, sem contar os exames RT-PCR feitos por outros laboratórios”.
A SES não repassou o número de teste rápidos realizados pela rede particular.