MS tem 20% de condutores com CNH vencida
Entre habilitados para todo tipo de veículo, 225 mil não fizeram a renovação no fim do prazo de validade
A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) vence, mas muita gente nem percebe e outros vão adiando a data de colocar o documento em dia. Com isso, já são 225 mil dos mais de 1 milhão de habilitados com o documento vencido em Mato Grosso do Sul, o que representa 20% do total.
O Detran (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) está intensificando as campanhas para alertar os habilitados. O problema ocorre em todo o País, segundo o diretor-presidente do órgão Rudel Trindade.
Ele conta que o Detran já chegou a enviar correspondências lembrando os habilitados sobre a validade da carteira, mas 80% das cartas voltaram e o departamento desistiu dessa estratégia.
“Nós pedimos que os condutores façam a atualização do seu endereço e outros dados no site do Detran, porque isso facilita a comunicação. Muitas pessoas se mudaram, outras colocaram um CEP incompleto. É um documento extremamente utilizado. Todos usam para identificação e ninguém presta atenção na data do vencimento. Dê uma olhada, marque em um local para não esquecer. Muita gente vai olhar e vai até levar susto ao ver que está vencida”, comenta Rudel.
É permitido transitar por até 30 dias com a habilitação vencida. Depois desse período, o condutor é autuado por infração gravíssima (sete pontos) e a multa é de R$ 293,47.
Como renovar - Pelo site é possível agendar o atendimento para exame médico e pagar duas guias: a do exame e a de renovação, que totalizam R$ 203,66.
Quem precisa do documento com urgência já pode baixar logo após o atendimento. Alguns dias depois, a CNH impressa pelo Detran chega no endereço por correspondência.
O diretor do Detran garante que o atendimento é prático e rápido. “Não tenho recebido reclamações sobre o tempo para agendamento. Geralmente, as pessoas conseguem agendar para os próximos dias”.
Clique aqui para agendar renovação de CNH.