MS tem primeira morte por dengue confirmada em 2025
Painel do Ministério da Saúde mostra caso em Inocência, na região leste do Estado
![MS tem primeira morte por dengue confirmada em 2025 MS tem primeira morte por dengue confirmada em 2025](https://cdn6.campograndenews.com.br/uploads/noticias/2025/02/07/1k5z8jxp4q8re.jpeg)
O Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde mostra, nesta sexta-feira (7), que Mato Grosso do Sul registrou a primeira morte por dengue em 2025.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Mato Grosso do Sul registrou a primeira morte por dengue em 2025, conforme o Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde. A vítima era de Inocência, cidade com cerca de 8 mil habitantes. Detalhes como sexo, idade e data do óbito ainda não foram divulgados. A Secretaria Estadual de Saúde e a Prefeitura de Inocência foram contatadas, mas não responderam. Até agora, apenas uma morte por arbovirose estava sob investigação em Campo Grande. Inocência é a segunda cidade com mais casos confirmados de dengue no estado, com 21 casos, atrás de Selvíria, que tem 91. No total, Mato Grosso do Sul registrou 253 casos confirmados e 1.133 prováveis até 25 de janeiro. Em 2024, 32 pessoas morreram de dengue no estado.
A vítima era moradora de Inocência. É a única informação disponível até o momento no site. Sexo e idade, além de data exata do óbito, ainda não foram divulgados.
A reportagem questionou a SES (Secretaria Estadual de Saúde) sobre o caso e aguarda resposta. A morte não constou no último boletim da vigilância epidemiológica estadual divulgado com dados de 1º a 25 de janeiro.
A Prefeitura de Inocência também foi contatada, mas não também não retornou.
Em investigação - Até ontem (6), só uma morte por arbovirose causada pelo Aedes aegypti era investigada. Fora o vírus da dengue, ele transmite chikungunya, zika e febre amarela.
O óbito suspeito ocorreu em Campo Grande, de acordo com o boletim da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). A pasta não informou mais detalhes sobre o possível caso.
Hoje, o Painel de Arboviroses do ministério mostra que a mesma morte segue em investigação na Capital. Não houve atualização.
Inocência - Localizada na região Leste de Mato Grosso do Sul, a cidade era a segunda que mais havia confirmado casos de dengue, segundo o último boletim da SES. O total era de 21. Selvíria estava à frente, com 91.
O município tem 8.712 habitantes, estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), e vive expansão desde o anúncio da instalação de uma fábrica de celulose. A obra ainda não começou.
Total de confirmados e tipo 3 - Em todo o Estado, casos confirmados de dengue somavam 253 até 25 de janeiro.
Os casos prováveis, ainda sem confirmação, totalizam 1.133.
No ano passado inteiro, morreram 32 pessoas diagnosticadas com a doença em Mato Grosso do Sul. Em dezembro, houve registros de dengue tipo 3 (o que tem maior potencial de causar quadros graves) em Três Lagoas, que não eram identificados há 15 anos. Mais casos assim foram constatados este ano
Sintomas da dengue - Caso apresente os sintomas abaixo, procure uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento), CRS (Centro Regional de Saúde) ou unidade de urgência e emergência mais próxima de casa. A automedicação não deve ser feita, pois pode agravar o quadro.
- Febre alta;
- Dor no corpo e nas articulações;
- Dor atrás dos olhos;
- Mal-estar;
- Dor de cabeça;
- Manchas vermelhas no corpo;
- Dor abdominal intensa e contínua;
- Vômitos persistentes;
- Acúmulo de líquidos;
- Sangramento de mucosa;
- Irritabilidade.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.