MS vai instalar barreira sanitária para evitar surto de gripe aviária
Reunião estadual nesta quarta-feira vai tratar algumas diretrizes de como vai funcionar a ação

Por causa do surto de gripe aviária na Bolívia, Mato Grosso do Sul vai instalar barreiras sanitárias em Corumbá, distante 419 quilômetros de Campo Grande, município que faz fronteira com o País, como medida de prevenção. O Estado não possui registro de casos, nem suspeitas.
Conforme apurado pela reportagem, reunião estadual nesta quarta-feira (15) vai tratar sobre algumas diretrizes de como vai funcionar a ação. Vão participar do encontro o Gretap (Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal), Conselho Federal de Medicina Veterinária, Secretaria de Saúde de Corumbá e do Estado, Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do MS) e Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária).
Nos últimos meses o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) intensificou as medidas de prevenção à influenza aviária (H5N1) - doença viral altamente contagiosa. A decisão veio como resposta ao aumento dos casos na América do Sul, embora o Brasil nunca tenha registrado ocorrência.
Em relação às infecções humanas, o Mapa ressalta que podem ser adquiridas principalmente por meio do contato com aves infectadas (vivas ou mortas) ou ambientes contaminados (secreções respiratórias, sangue, fezes e outros fluidos liberados no abate das aves). Já o risco de transmissão às pessoas por meio de alimentos devidamente preparados e bem cozidos é muito baixo.