ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

'Mula' receberia R$ 20 mil para levar 3 kg de coca para Amsterdã

Ele mora em Manaus e buscou a droga na cidade boliviana de Santa Cruz de La Sierra

Aline dos Santos | 24/03/2022 10:46
Justiça Federal de Campo Grande converteu flagrante em prisão preventiva. (Foto: Henrique Kawaminami)
Justiça Federal de Campo Grande converteu flagrante em prisão preventiva. (Foto: Henrique Kawaminami)

Flagrado com 3,4 quilos de cocaína em Terenos, Alessandro de Farias Furtado, 27 anos, receberia pagamento de R$ 20 mil para levar a droga até Amsterdã, capital da Holanda.

Durante audiência de custódia na Justiça Federal, ele contou que mora em Manaus e buscou a cocaína em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. No retorno, o transporte seria de ônibus até Campo Grande. Depois, o plano era sair de avião da Capital, passar pelo Recife (Pernambuco) e embarcar para a Europa.

Contudo, acabou preso em flagrante no município de Terenos, a 31 km de Campo Grande. Na última terça-feira (dia 22), cães farejadores encontraram a droga escondida na mala de Alessandro, durante fiscalização no posto da PRF (Polícia Rodoviária Federal).

A defesa pediu a liberdade provisória mediante aplicação de medidas cautelares diversas da prisão. A justificativa foi de que o réu é primário e não faz do crime seu meio de vida.

Entretanto, o juiz da 3ª Vara da Justiça Federal de Campo Grande, Bruno Cezar da Cunha Teixeira, converteu o flagrante em prisão preventiva.

“A gravidade concreta da conduta reclama a decretação da custódia cautelar para que seja assegurada a ordem pública, em que pese se deduzam condições pessoais aparentemente favoráveis do preso, se percebida a quantidade de 3.416 gramas de cocaína e o valor da droga, além da dinâmica criminosa como um todo.”

Segundo o magistrado, uma carga de tão alto valor não seria confiada a qualquer pessoa alheia à estrutura criminosa. Durante a audiência, o preso contou que chegou a se deslocar para a Bolívia em outubro de 2021 para buscar drogas. Mas a viagem foi frustrada devido ao fechamento da fronteira.

Nos siga no Google Notícias