Na hora de construir ou reformar, veja os cuidados ao lidar com a rede elétrica
Antes de iniciar obra, Energisa recomenda verificar a distância da rede elétrica e profissionais qualificados
Em períodos de construções, reformas e pinturas, o cuidado ao lidar com a rede elétrica deve ser redobrado e acompanhado de medidas preventivas para evitar acidentes. Essa é a orientação da concessionária Energisa, que atua em Mato Grosso do Sul para as pessoas que pretendem realizar mudanças em suas residências.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A concessionária Energisa, atuando em Mato Grosso do Sul, enfatiza a importância de cuidados redobrados ao lidar com a rede elétrica durante construções e reformas. Recomenda-se verificar a distância da rede e contratar profissionais qualificados que utilizem Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). A distância segura deve ser de dois metros horizontalmente e três metros verticalmente em relação à rede elétrica. A empresa alerta que apenas suas equipes estão habilitadas para intervenções na rede, e orientações específicas devem ser seguidas para evitar acidentes, como não montar andaimes próximos à rede e sempre utilizar equipamentos de segurança adequados.
Antes de iniciar qualquer obra, a concessionária recomenda verificar a distância da rede elétrica e contratar profissionais qualificados, que devem utilizar EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) adequados.
“Andaimes, varas metálicas e o basculamento de caçambas são as principais estruturas que ocasionam acidentes durante essas obras. A distância da estrutura para a rede deve ser de dois metros na horizontal (acima) e três metros na vertical (lateral). Os cuidados também precisam ser redobrados ao transportar objetos metálicos longos, como varas e barras, para evitar acidentes, que podem ser fatais”, alerta Wagner Lima, coordenador de Segurança da Energisa MS.
Construções de segundo e terceiro pavimentos demandam ainda mais atenção devido à proximidade com a rede de média tensão. Em nenhum momento se deve tentar mexer ou afastar a rede elétrica.
Wagner também reforça que apenas as equipes da concessionária estão habilitadas para realizar esse tipo de intervenção. “Só de estar próximo à rede, o profissional pode sofrer um choque elétrico. Por isso, é crucial conferir a distância de segurança. O mesmo cuidado deve ser tomado ao reformar telhados, especialmente no manejo de madeiras, telhas e calhas”.
Orientações – A Energisa lembra que suas unidades operam com protocolos rigorosos de segurança e que apenas colaboradores treinados da empresa estão autorizados a intervir na rede elétrica. Entretanto, para evitar acidentes durante reformas, algumas orientações específicas podem ser seguidas por profissionais. Confira abaixo quais são:
- Ao pintar, construir ou reformar, respeite as distâncias seguras e mantenha-se longe da rede elétrica.
- Não monte andaimes embaixo ou ao lado da rede elétrica.
- Nunca suba em postes ou instale placas e equipamentos neles.
- Ao manobrar caminhões ou bascular caçambas, observe a altura do veículo em relação à rede elétrica.
- Utilize sempre os equipamentos de segurança adequados.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.