Narcotraficante que abastecia a Europa com cocaína é preso no Paraguai
Quase 1 tonelada da droga que estava preparada para envio foi apreendida em uma fazenda
Agentes da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) do Paraguai fizeram buscas em seis endereços ligados à organização criminosa dedicada ao tráfico internacional de cocaína e prendeu o líder do narcotráfico, Fernando Enrique Balbuena Acuña, conhecido como “Riki”.
O “chefão” da cocaína, filho de um ex-deputado, era responsável pela coleta e envio de grandes cargas de cocaína pelas Hidrovias do Paraguai e Paraná até a Europa através do Atlântico. O narcotraficante coordenava o esquema internacional da cidade de Eusebio Ayala, Departamento de Cordilheira, onde foi preso.
Durante a operação, realizada em parceria com o Ministério Público, os agentes apreenderam quase 1 tonelada de cocaína que estavam escondidas em uma fazenda a 200 metros da casa de Riki. A carga estava sendo preparada para um próximo embarque e o valor da droga no mercado europeu poderia chegar a US$ 60 milhões.
Na mesma operação, realizadas na cidades de Luque e San Lorenzo, foram encontradas diversas malas com fundos falso, recheadas de cocaína, também preparadas para embarque. As casas onde as malas foram encontradas eram utilizadas para o recrutamento de mulas, que faziam o transporte de drogas até a Europa. Um cidadão ucraniano também foi detido durante uma das operações na cidade de Fernando de La Mora.