Obra da Ponte Bioceânica avança e atinge 60% da construção
Viadutos foram finalizados e pilares estão sendo implantados; expectativa de entrega é no 1º trimestre de 2026
A obra da Ponte Bioceânica que ligará o Brasil ao Paraguai, conectando a cidade sul-mato-grossense de Porto Murtinho à paraguaia Carmello Peralta, está com 60% da construção concluída. Os trabalhos no local foram retomados em março deste ano.
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A construção da Ponte Bioceânica, que conectará Porto Murtinho (Brasil) a Carmello Peralta (Paraguai), está 60% concluída, com os viadutos finalizados e os pilares em fase de implantação. A ponte, com 1.294 metros de comprimento e 29 metros de altura, deve ser finalizada no primeiro trimestre de 2026 e é parte da Rota Bioceânica, que visa encurtar o trajeto de mercadorias brasileiras para a Ásia em quase 10 mil quilômetros, além de fortalecer a integração regional e o turismo.
Os viadutos de ambos os países já foram finalizados e os pilares estão sendo implantados. No lado paraguaio, 68% da construção dos pilares foi concluída, já no lado brasileiro e edificação dos pilares atingiu 59%.
A expectativa é que a ponte, que terá 1.294 metros de comprimento e 29 metros de altura em relação ao leito do Rio Paraguai, fique pronta no primeiro trimestre de 2026. De acordo com o governo do Estado, mais de 400 operários trabalham diariamente na construção da ligação.
No final do ano passado, a obra foi alvo de ação da Receita para investigar se os trâmites aduaneiros estavam conforme a legislação para a regularidade da passagem de produtos na região ou havia sonegação de tributos.
Rota Bioceânica – A ponte sobre o Rio Paraguai será ligação do corredor que promete encurtar em quase 10 mil quilômetros o trajeto de mercadorias brasileiras rumo à Ásia, que hoje precisam partir pelo Oceano Atlântico, atravessar o Canal do Panamá para acessar o Pacífico, o que será possível pela Rota através do Chile.
A rota é vista também como importante fator de ligação dos países envolvidos e o turismo. A ponte é dividida em três trechos. Dois constituirão os viadutos de acesso em ambas as margens do rio e uma corresponderá à parte estaiada, medindo 632 metros, com vão central de 350 metros. A obra será viabilizada pela União e terá o investimento de R$ 472,4 milhões.
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