Operação conjunta entre MS e PR termina com prisão de 3 por pesca ilegal
Eles foram flagrados com 34 quilos de pescado fora da medida durante ações da Operação Hórus. Caso foi registrado em Loanda
Uma operação conjunta entre policiais militares ambientais de Mato Grosso do Sul e do Paraná resultou na prisão de três pescadores, 35, 36 e 56 anos, no Rio Paraná. Eles foram flagrados com 34 quilos de pescado fora da medida durante ações da Operação Hórus, na fronteira entre os dois estados.
Conforme divulgado pela polícia, as equipes realizavam fiscalização no rio Paraná e nas estradas de acesso à região, na divisa entre os dois estados, quando já no município de Loanda (PR) abordaram um veículo com uma carreta semirreboque acoplada transportando um barco e motor de popa.
Em vistorias os policiais encontraram uma caixa térmica com peixes de várias espécies, que pesou aproximadamente 34 quilos de pescado. Entre eles, diversos curimbatá que estavam abaixo da medida permitida pelas normas ambientais. Os três homens, moradores de Santa Cruz de Monte Castelo (PR), confirmaram que voltavam de uma pescaria ilegal no rio Paraná.
Por conta disso, o veículo, o barco e um motor de popa utilizados, foram apreendidos. Os homens foram presos e levados para à delegacia de Polícia Civil de Loanda, no Paraná, onde foram autuados por pesca predatória. Eles foram liberados na madrugada desta segunda-feira (17) após pagar fiança de R$ 1 mil cada e responderão o processo em liberdade. A pena para o crime ambiental é de um a três anos de detenção.
Eles também foram autuados administrativamente e multados em R$ 3.660,00. O pescado será doado para instituições filantrópicas.