Painéis informativos serão instalados em 18 terminais rodoviários do Estado
Cada terminal irá receber duas telas, com exceção de Campo Grande, que terá seis informativas
![Rodoviárias receberão painéis que mostram horário de chegada, partida e possíveis atrasos (Foto: Divulgação)](https://cdn6.campograndenews.com.br/uploads/noticias/2023/11/14/2g0g4r5n82tcc.jpeg)
Dezoito terminais rodoviários de Mato Grosso do Sul, incluindo o da Capital, irão receber painéis informativos, que possibilitarão acesso imediato dos passageiros a informações sobre horários, itinerários e condições de transporte.
Cada terminal irá receber duas telas, com exceção de Campo Grande, que terá seis telas informativas. Os terminais aprovados para receberem a tecnologia foram avaliados pelo Citi (Centro de Integração Técnica e Inteligência).
O diretor-presidente da Agems (Estadual de Regulação dos Serviços Públicos do Mato Grosso do Sul), órgão responsável pelo Citi, Carlos Alberto de Assis destaca que o objetivo é que os passageiros tenham acesso à informação "ao alcance das mãos".
Na tela, os usuários poderão visualizar os horários de partidas e chegadas das viagens, horários previstos e também possíveis atrasos. A equipe técnica percorreu mais de 50 municípios do Estado para viabilizar a nova ferramenta, e a avaliação levou em consideração as condições de estrutura e segurança dos terminais.
O andamento do projeto e o cronograma de entrega foram discutidos pela diretoria executiva da Agems, durante reunião nesta terça-feira (7). "O objetivo é transformar a maneira como o transporte de passageiros é gerenciado e aprimorado, tornando-o mais eficiente, confiável e orientado por dados”, destacou a coordenadora do Citi Marisa Satiko.
Inovação - Está em fase de desenvolvimento aplicativo para smartphone que possibilita que os usuários planejem viagens, comprem bilhetes e acompanhem o status de percurso e horários previstos. A previsão é de que o serviço esteja disponível até o final de 2023.
CITI - O Centro de Integração Técnica e Inteligência é um sistema responsável pela gestão de dados, análise e cruzamento de informações, a geração de relatórios gerenciais programáveis e o acompanhamento remoto da fiscalização de transportes.
Um dos objetivos do CITI é monitorar os indicadores de desempenho dos transportadores, para garantir a qualidade e segurança do serviço. As empresas de transportes reguladas recebem suporte e apoio dos técnicos da agência de regulação para adaptação do novo sistema.
A diretora de Transportes, Ferrovias, Portos e Aeroportos, Caroline Tomanquevez destaca que "estamos trazendo o transporte de passageiros para a era digital, onde a informação é poder, e cada viajante pode desfrutar de uma experiência mais segura e agradável”.
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