ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  30    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Parceria promete melhorar análise da qualidade de água para consumo

Termo de compromisso foi assinado nesta terça-feira (15)

Karine Alencar | 16/03/2022 17:02
Água que sai da torneira para consumo humano terá análise mais precisa (Foto: Ilustração/Gazeta do Povo)
Água que sai da torneira para consumo humano terá análise mais precisa (Foto: Ilustração/Gazeta do Povo)

Parceria da Agems (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul) e o setor da Coordenadoria Estadual de Vigilância em Saúde Ambiental e Toxicológica, vinculada à Secretaria de Saúde (SES), promete melhorar a análise referente a qualidade da água que sai das torneiras.

Para o coordenador da Câmara Técnica de Saneamento Básico da Agmes, Leandro Caldo, o principal objetivo é a troca de conhecimentos e informações à respeito das condições em que a água destinada aos municípios de Mato Grosso do Sul é tratada.

“Essa parceria vai facilitar o nosso acesso aos dados por meio do Sisagua, que é o sistema que gerencia essas informações para dar celeridade nas tomadas de decisões, além de facilitar os trabalhos da Agência no sentido do monitoramento das metas do IQA (Índice da Qualidade da Agua) e servir de base para as fiscalizações”, explica.

O termo de compromisso foi assinado nesta terça-feira (15) pelo diretor-presidente da Agems, Carlos Alberto de Assis, o secretário de Saúde, Geraldo Resende, Gabriela Faria e Lucilene Gonçalves representando a Vigilância em Saúde Ambiental, a Head de Relações Institucionais Rejane Monteiro, diretora de Saneamento e Resíduos Sólidos, Iara Marchioretto, diretor de Transportes Rodovias e Portos Matias Gonsales e o Procurador Jurídico Elton Tofano.

Conforme já noticiado pelo Campo Grande News no último dia (7), pesquisa divulgada pela Agência Pública, a partir de um levantamento feito pela ONG Repórter Brasil, existe alto grau de substâncias que geram danos à saúde na água que sai das torneiras de 763 cidades brasileiras. O relatório integra quatro de Mato Grosso do Sul, sendo elas: Campo Grande, Dourados, Glória de Dourados e Costa Rica.

Nos siga no Google Notícias