Pesquisa mostra que 29,4% culpam Bolsonaro por cenário crítico da pandemia
Levantamento também mostra a desesperança dos brasileiros com a saúde e a economia
Pesquisa mostra a desesperança dos brasileiros quanto ao futuro, tanto na saúde quanto na economia, e 29,4% atribuem ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) a culpa pelo atual cenário.
Levantamento do Paraná Pesquisas questionou a quem o entrevistado mais atribuía o atual cenário crítico da pandemia? A maioria respondeu que atribui a Bolsonaro. Para 20% a culpa é de todos (presidente, população em geral, governadores, Supremo Tribunal Federal, prefeitos e deputados federais).
Já 80,4% avaliam que a pandemia do coronavírus está durando mais do que esperava. A situação já se estende por um ano. Outros 73,4% relatam que o número de mortes é maior do que o esperado. No Brasil, a covid-19 matou 312.299 pessoas.
Os brasileiros responderam que o fator mais preocupante nesta pandemia é o medo de perder alguém querido (48%). A maioria também avalia que a questão de saúde e a economia vão se agravar nos próximos meses. Para 54,5%, a economia do País vai piorar. Para 41,5%, a pandemia terá piora nos próximos meses.
A pesquisa de opinião pública foi realizada entre 12 e 16 de março, com amostra de 2.334 pessoas. O levantamento tem grau de confiança de 95% e margem de erro de 2%.