ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUINTA  23    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Primeiras doses de vacina contra gripe chegam a MS

A campanha de vacinação começa em 4 de abril, juntamente com a imunização contra o sarampo

Lucia Morel | 22/03/2022 17:47
Primeiras doses de vacina contra gripe chegam a MS
Primeiras 88 mil doses de vacina contra gripe chegaram hoje a MS. (Foto: SES/MS)

As primeiras doses da vacina contra gripe a serem oferecidas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) chegaram hoje a Mato Grosso do Sul, conforme a SES (Secretaria de Estado de Saúde). São 88 mil doses. A campanha de vacinação começa em 4 de abril, juntamente com a imunização contra o sarampo.

Dentro dos grupos que devem receber as doses disponíveis pelo SUS estão 1.030.630 pessoas contra a Influenza e 193.439 crianças contra o sarampo.

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, “é importante que os pais levem as crianças para se vacinarem, não só contra a Influenza e o sarampo, mas contra a covid-19 também. Então, a partir de 4 de abril, procure uma unidade de saúde para se vacinar”, ressaltou.

Sarampo - também no dia 4 de abril ocorre a campanha contra o sarampo. Segundo estimativa populacional do Ministério da Saúde, 193.439 crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos 11 meses e 29 dias) estão aptas a se vacinarem.

“A vacinação contra o sarampo já está dentro das vacinas de rotina, então, mensalmente, o Ministério da Saúde já manda doses para que sejam enviadas às salas de vacinação de todos os municípios. Com esta campanha, o objetivo é vacinar indiscriminadamente contra o sarampo as crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade e atualizar a situação vacinal dos trabalhadores da saúde contra o sarampo”, destaca a coordenadora Estadual de Vigilância Epidemiológica da SES, Ana Paula Rezende de Oliveira Goldfinger.

Datas - a campanha contra a gripe acontecerá em duas etapas, sendo o Dia D de mobilização nacional em 30 de abril. Nessa primeira fase, que começa em 4 de abril e segue até 02 de maio, devem ser vacinados idosos com 60 anos ou mais e os trabalhadores da saúde.

Já entre 03 de maio e 3 de junho, os demais grupos, que são: crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; comorbidades; pessoas com deficiência permanente; forças de segurança; caminhoneiros e trabalhadores de transporte; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e a população privada de liberdade.

Nos siga no Google Notícias